Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Gravidez
- Saúde e cuidados durante a gravidez
- Calculadora gestacional: o que mede e como?
Calculadora gestacional: o que mede e como?
Durante a gravidez, a futura mamã tem várias consultas de rotina nas quais se medem alguns dados de crescimento do futuro bebé, que permitem saber se a gravidez está a correr como esperado. Qual o papel que tem a calculadora gestacional nestas consultas?
A calculadora gestacional é uma ferramenta que permite calcular de forma simples e fiável diferentes dados do crescimento do bebé durante a gravidez. Para tal, baseia-se numa série de parâmetros que se obtêm a partir das várias ecografias realizadas durante o período de gestação. Como tal, reflete resultados mais fiáveis do que qualquer outra calculadora de gravidez que apenas têm em conta a data de conceção ou da última menstruação, como é o caso do gestograma.
(Também te interessa: percentis fetais)

Amostra dos parâmetros utilizados pela calculadora gestacional Clínic
Porque é que também é chamada de calculadora gestacional Clinic?
Esta calculadora foi desenvolvida pelo Centro de Medicina Fetal do Hospital Clinic de Barcelona (Espanha), um centro de atendimento especial para grávidas, tanto durante a gravidez como após o parto. É por este motivo que esta calculadora adotou o nome do hospital citado.

Quais os 8 parâmetros que tem em conta a calculadora gestacional?
Quando as futuras mamãs fazem as ecografias, é recolhida uma série de dados ecográficos chamados percentis fetais. Estes sãos os responsáveis de indicar como o feto está a crescer na barriga. Como tal, a calculadora gestacional tem em conta as seguintes medidas de modo a determinar com rigor os dados de crescimento do futuro bebé:
-
A Idade Gestacional (IG): Corresponde à idade de um embrião, feto ou recém-nascido desde o primeiro dia de período. Mede-se em semanas a partir do primeiro dia da última menstruação da mãe até ao momento em que se calcula.
-
A Data Provável do Parto: Uma gravidez normal a termo dura entre 37 e 41 semanas. Para determinar a semana de gravidez na qual se encontra a mãe, costuma utilizar-se a data da última menstruação e somar-lhe 40 semanas. Deste modo, pode estimar-se uma possível data de nascimento.
-
A Data da Última Menstruação: Em ginecologia, serve para indicar o último dia de menstruação da mamã antes da gravidez. Serve como ponto de partida para calcular as semanas de gravidez e poder determinar uma possível data de parto.
-
O Diâmetro Biparietal: Esta medida corresponde à distância (em mm) que existe entre os dois ossos parietais do crânio do bebé, dado que está diretamente relacionado com a sua idade, contando uma semana de margem de erro e de duas as três semanas no segundo trimestre.
-
O Perímetro Cranial: É a medida do contorno da cabeça do bebé na sua parte mais larga.
-
O Perímetro Abdominal: Determina quanto mede o abdómen do bebé.
-
O comprimento do fémur: Calculando esta medida do osso do bebé também se pode estimar o seu crescimento.
-
O Trimestre: As gravidezes dividem-se em três trimestre nos quais o bebé se vai formando no ventre da mamã. Consoante o trimestre em que a mãe se encontra, os percentis detais podem vairiar.

Calculadora gestacional por trimestre de gravidez
Primeiro trimestre de gravidez
O primeiro trimestre de gravidez decorre desde o momento da concepção até ao final da 13ª semana de gravidez. É um trimestre em que muitas mulheres grávidas concordam que parece muito curto, pois quando descobrem que estão grávidas, já estão na quarta ou quinta semana de gestação.
Segundo trimestre de gravidez
O segundo trimestre de gravidez vai da semana 14 à semana 27 de gravidez. Algumas mulheres concordam que este é o melhor trimestre de gravidez, pois os típicos desconfortos iniciais, tais como cansaço ou náuseas, desaparecem e tendem a sentir-se melhor.
Terceiro trimestre de gravidez
O terceiro trimestre de gravidez decorre desde a 28ª semana até ao parto. É, sem dúvida, o trimestre em que estará claramente grávida e poderá sentir-se um pouco desconfortável. Muitas mulheres dizem que é o trimestre que é mais pesado, especialmente à medida que a data de vencimento se aproxima e a barriga se torna cada vez mais proeminente.
(Também te interessa: O recém-nascido: Como é?)
Já conhecias esta calculadora gestacional? Ajudou-te a calcular o tamanho e peso do teu bebé? Conta-nos!



