O meu bebé
mibblogo

Como saber se o bebé está a dar a volta na barriga

06 outubro 2022

Muitas mães perguntam em que mês o bebé dá a volta na barriga, como virar um bebé na barriga e como saber se o bebé está a virar-se. Tome nota! Neste artigo explicamos-lhe!

O seu bebé não vai parar de se mexer na sua barriga e, à medida que a sua gravidez progride, vai começar a notar os movimentos e pontapés do bebé. Mas quando é que um bebé se vira na barriga?

O bebé geralmente gira entre as 28 e 32 semanas de gravidez. Mas isto nem sempre significa que seja este o caso. Em algumas gravidezes, isto pode acontecer mais cedo, ou pode acontecer momentos antes do parto, ou pode não acontecer de todo, e a viragem para o canal de parto geralmente não é perceptível. No entanto, podemos dizer que o bebé se transformou porque o bebé está alojado na pélvis da mãe e a barriga está mais baixa, resultando em menos pressão nos pulmões e no diafragma, o que melhora a capacidade pulmonar da futura mãe.

A única forma de saber ao certo como o bebé é posicionado é através de ultra-sons. Mas há algumas pistas que lhe podem dar uma ideia da posição do seu bebé.

  • Posição de cabeça para baixo (cefálica).
  • Se sentir um caroço à esquerda ou à direita da parte superior da barriga, tente pressionar suavemente sobre ele. Se sentir o corpo inteiro do bebé mover-se, isto pode significar que o bebé está virado para baixo.
  • Posição Anterior (cabeça para baixo, de volta à barriga). Se o seu bebé estiver numa posição anterior, é provável que sinta movimento sob as costelas.
  • Posição Posterior (cabeça para baixo, costas contra costas). Se o bebé estiver nesta posição, provavelmente notará pontapés mesmo à frente da barriga, normalmente no meio. Também pode reparar que a sua barriga parece achatada, em vez de arredondada.
  • Posição descendente (brecha). Se os seus pés de bebé forem flexionados ao nível das suas orelhas, poderá notar pontapés à volta das costelas. No entanto, se ele estiver sentado de pernas cruzadas, é provável que note os seus pontapés mais baixos, abaixo do umbigo.

(Também lhe interessa: Posição fetal: o que são e como agir)

Quando o bebé se vira no útero

A maioria dos bebés gira entre as 28 e 32 semanas de gravidez. Desta forma, estão na posição cefálica, com a cabeça para baixo, que é a posição ideal para dar à luz quando é tempo de dar à luz.

Isto não significa que não voltarão atrás. Há bebés que, nas semanas seguintes, estão constantemente a virar-se, especialmente se tiverem bastante líquido amniótico para o poderem fazer facilmente. Por outro lado, outros bebés viram-se apenas uma vez, e há também aqueles que nunca se viram de todo e, quando é altura de dar à luz, apresentam-se numa posição de barriga para baixo.

Como fazer um bebé virar no útero

A maioria dos bebés viram-se sozinhos no útero e apresentam-se com a cabeça em primeiro lugar à nascença. No entanto, há outros bebés que podem precisar de um pouco de ajuda para rebolar.

  • Por exemplo, pode experimentar este exercício. Deite-se no chão e dobre as pernas, descansando os pés no chão. Em seguida, levante ligeiramente as ancas e permaneça nesta posição durante 5 a 10 minutos por dia. Tente fazer isto três vezes por dia.
  • Natação. Movimentar-se na água relaxa os seus músculos e articulações, e pode ajudar o seu bebé a rolar.
  • Ouvir música. A música pré-natal é terapêutica e ajuda tanto o bebé como a mãe a relaxar. Este estado de relaxamento também pode ajudar o seu bebé a rolar, pois ele ou ela não se sentirá tão pressionado.
  • Andar a pé. Andar a pé também pode ajudar. Especialmente se se sentar durante muito tempo, tente levantar-se de vez em quando e dar um passeio.
  • Bola de Pilates. Equilibrar numa bola Pilates numa posição sentada ajuda a libertar a sua pélvis e a dar mais espaço ao seu bebé para rolar na sua barriga.
  • No entanto, antes de fazer qualquer técnica ou exercício, deve verificar com o seu ginecologista ou parteira. Em muitos casos, tudo o que é necessário para que o bebé se vire na barriga é paciência e esperar que o bebé se vire naturalmente.
DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…