Mi bebé y yo

Propriedades do pepino e outros vegetais!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os vegetais trazem muitos benefícios para a alimentação de miúdos e graúdos. Descubra aqui quais as propriedades do pepino e de outros vegetais tais como o tomate, a alface, os pimentos, as beringelas e as cenouras!

Os vegetais são dos alimentos mais saudáveis que miúdos e graúdos podem comer. Têm muitas propriedades que são, na sua maioria, indispensáveis para o nosso organismo. Vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades do pepino e outros vegetais tais como a alface, as cenouras, os pimentos, os tomates e as beringelas.

Propriedades do pepino

O pepino é um alimento ideal para se hidratar pois contém muita água. Mais do que o leite, até 96,5 gramas por cada 100 gramas de pepino. Como tal, é um alimento magnífico para tirar a sede e reidratar o organismo de toda a família, adultos e crianças, especialmente em épocas de maior exposição solar.

Por outro lado, o pepino não é nada calórico (apenas tem 14 calorias por cada 100 g de pepino) e tem um importante poder diurético, pelo que está indicado em dietas hipocalóricas, por exemplo para mamãs que tendem a ganhar mais peso do que gostariam.

Um conselho: so for comido em salada, é melhor consumir o pepino com a pele, pois é aí que se concentram os seus nutrientes.

(Também lhe interessa: Quanto peso pode aumentar na gravidez)

(Também lhe interessa: Exercícios para emagrecer na barriga, glúteos e ancas)

Propriedades da cenoura

A cenoura é um depósito natural de vitamina A, proporcionada na forma do seu precursor, o betacaroteno, que ajuda a melhorar os mecanismos da visão, ao mesmo tempo que leva a cabo uma ação protetora da pele, pois estimula a produção de melanina, o pigmento protetor que nos deixa morenos.

A cenoura é ideal para proteger do sol a delicada pele das crianças e para evitar o aparecimento de estrias nas “zonas de risco” da futura mamã.

(Também lhe interessa: Estrias: causas, prevenção e tratamento)

Um conselho: as cenouras mais pequenas, que têm uma cor mais viva, também são as mais ricas em betacaroteno. Para verificar a sua frescura, tente dobrá-las: se forem flexíveis, mesmo que seja só um pouco, não são frescas.

Propriedades da alface

A alface contém vitamina A e uma grande quantidade de vitaminas C, PP e B2. É um alimento muito refrescante com propriedades laxantes. Como acontece com todas as verduras de folha, é conveniente evitar as partes menos frescas, as folhas amareladas e as bordas escuras. Também tem um grande poder saciante.

(Também lhe interessa: Jantares leves: ajudam a perder peso!)

Propriedades do tomate

O tomate aporta uma grande quantidade de vitamina A e C, além de ser rico em sais minerais como o potássio e o cálcio. É um alimento ideal para remineralizar o organismo.

Um conselho: o licopeno, a substância que lhe dar a cor vermelha, tem propriedades antioxidantes. O licopeno encontra-se nos tomates com uma cor mais viva.

Propriedades da beringela

A beringela tem propriedades digestivas e reduz o colesterol. A beringela contém uma substância denominada solanina que estimula a contração dos músculos do aparelho digestivo e agiliza a digestão. A ação digestiva da beringela é ainda reforçada pelo seu conteúdo de substâncias amargas que também favorecem a secreção de bílis.

Um conselho: os princípios ativos residem na pele, pelo que é aconselhável comê-las sem as descascar.

Propriedades do pimento

O pimento doce, seja ele amarelo ou vermelho, contém uma grande quantidade de vitamina A e também é muito rico em vitamina C. Por exemplo, proporciona o triplo de vitamina C da laranja. Sendo assim, é um alimento perfeito para evitar infeções e reforçar os vasos sanguíneos. Além disso, atua como um estimulante gástrico, combatendo a falta de apetite típica das crianças no verão.

Um conselho: para que os pimentos sejam mais fáceis de digerir, é melhor passa-los rapidamente pela chama, para que se favoreça o desprendimento e eliminação da pele, a parte mais indigesta.

(Também lhe interessa: Propriedades do kiwi: vitalidade na gravidez!)

 

Também lhe interessa

Propriedades do pepino e outros vegetais | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)