O meu bebé
mibblogo

Insucesso escolar: quais os casos em que acontece com mais frequência?

05 abril 2020
Insucesso escolar

As crianças disléxicas, ou também as que sofrem de TDAH, por exemplo, são conscientes das dificuldades que têm na escola, pois pensam e apreendem os conteúdos de uma forma diferente daquela que são ensinados. Explicamos-te possíveis causas do insucesso escolar.

Estás preocupada com as notas do teu filho na escola? Não entende o que se lhe explica nas aulas, reprova nos exames e o seu nível e rendimento estão abaixo do dos seus colegas? Se estás preocupada com o facto de o teu filho poder chegar a viver o tão temido insucesso escolar, o melhor será averiguar a causa que está na base deste problema. Na maioria dos casos, além de situações sociais ou familiares determinadas, a causa do problema reside em transtornos muito concretos, como a dislexia, o TDAH ou os problemas de visão. Vamos desenvolver um pouco mais estes conceitos.

(Também te interessa: Miopia em crianças)

Insucesso escolar em crianças disléxicas

O ambiente na sala pode tornar-se angustiante para as crianças disléxicas e, se não forem devidamente acompanhadas, elas podem revelar problemas de comportamento, que podem complicar ainda mais as suas capacidades de aprendizagem. Sabe-se que até 65% do fracasso escolar acontece devido a transtornos de aprendizagem como a dislexia.

No entanto, os pais devem estar cientes de que a dislexia não é uma doença mas sim uma dificuldade da criança para aprender e apreender, que se manifesta em crianças com um coeficiente de inteligência dentro da média, sem problemas de tipo cerebral ou neuronal.

(Também te interessa: O que é a lateralidade cruzada e quais as suas consequências?)

Insucesso escolar em crianças com TDAH

A hiperatividade infantil é uma perturbação comportamental de origem neurológica. Geralmente afeta mais os rapazes do que as raparigas. As crianças hiperativas têm uma inteligência normal e mexem-se continuamente. A principal perturbação das crianças é o chamado “défice de atenção”, que as impede de seguir o ritmo normal de uma aula durante demasiado tempo. Esta incapacidade para manter a concentração como os outros, bem como a sua dificuldade para memorizar e assimilar informação, faz com que não consigam aprender ao mesmo ritmo dos outros, estabelecido na maioria dos sistemas educativos atuais. Calcula-se que, em Portugal, a incidência de TDAH alcance cerca de 5-7% das crianças. Não há dúvida de que o défice de atenção e a hiperatividade constituem causas significativas do insucesso escolar em Portugal.

(Também te interessa: Hiperatividade - Défice de Atenção - TDAH)

 

 

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Coordenadora da secção doenças, e especialista em gravidez, bebés e crianças.

Também lhe interessa…