scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Gengivite na gravidez: causas e tratamento

facebook twitter whatsapp

A gengivite é uma infeção das gengivas provocada pela agressão de bactérias. Durante a gravidez surgem vários fatores que favorecem o aparecimento deste problema.

Mais de metade das mulheres grávidas sofrem gengivite durante a gravidez. Este problema, que consiste na infeção das gengivas, vê-se aumentado pelo facto de o sistema imunitário se encontrar relativamente débil, o que é característico na gravidez. A gengivite pode surgir por volta do segundo ou terceiro mês da gestação e continuar durante os restantes meses.

Causas da gengivite durante a gravidez

- Durante a gravidez, as mucosas da boca tornam-se mais grossas e recebem maior irrigação de sangue, o que as torna escuras e inchadas, sangrando com mais facilidade e possibilitando o aparecimento da gengivite.

-A composição da saliva também se modifica durante a gestação: torna-se mais rica em iões de ferro, cálcio e potássio, para além de o seu pH ser mais ácido.

-Esta alteração favorece a proliferação na boca de bactérias anaeróbicas (que vivem sem oxigénio) e, portanto, surge uma acumulação da placa bacteriana, a verdadeira causa da gengivite.

- Também aumenta, durante a gravidez, a quantidade de mucina na saliva. A mucina é uma proteína que facilita a adesão das bactérias e, portanto, aumenta a agressividade da placa bacteriana.

Tratamento da gengivite na gravidez

- Habitualmente, o sangramento das gengivas aumenta no mês 8 da gestação e tende a desaparecer de modo espontâneo após o parto.

- Tal como acontece com as cáries, a melhor prevenção é a higiene oral.

(Também lhe interessa: 15 ideias para fazer fotos artísticas na gravidez)

 

 




Também lhe interessa

Gengivite na gravidez: causas e tratamento | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro