
Esquisar doenças por inicial
Gengivite na gravidez: causas e tratamento

A gengivite é uma infeção das gengivas provocada pela agressão de bactérias. Durante a gravidez surgem vários fatores que favorecem o aparecimento deste problema.
Mais de metade das mulheres grávidas sofrem gengivite durante a gravidez. Este problema, que consiste na infeção das gengivas, vê-se aumentado pelo facto de o sistema imunitário se encontrar relativamente débil, o que é característico na gravidez. A gengivite pode surgir por volta do segundo ou terceiro mês da gestação e continuar durante os restantes meses.
Causas da gengivite durante a gravidez
- Durante a gravidez, as mucosas da boca tornam-se mais grossas e recebem maior irrigação de sangue, o que as torna escuras e inchadas, sangrando com mais facilidade e possibilitando o aparecimento da gengivite.
-A composição da saliva também se modifica durante a gestação: torna-se mais rica em iões de ferro, cálcio e potássio, para além de o seu pH ser mais ácido.
-Esta alteração favorece a proliferação na boca de bactérias anaeróbicas (que vivem sem oxigénio) e, portanto, surge uma acumulação da placa bacteriana, a verdadeira causa da gengivite.
- Também aumenta, durante a gravidez, a quantidade de mucina na saliva. A mucina é uma proteína que facilita a adesão das bactérias e, portanto, aumenta a agressividade da placa bacteriana.
Tratamento da gengivite na gravidez
- Habitualmente, o sangramento das gengivas aumenta no mês 8 da gestação e tende a desaparecer de modo espontâneo após o parto.
- Tal como acontece com as cáries, a melhor prevenção é a higiene oral.
(Também lhe interessa: 15 ideias para fazer fotos artísticas na gravidez)