scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Porque cai o cabelo do meu bebé?

facebook twitter whatsapp

A alopecia é o termo médico que designa a queda de cabelo. Explicamos porque pode cair o cabelo do bebé, como atuar em cada caso e quando se torna necessário consultar o pediatra.

O termo científico que se dá à falta de cabelo, ou de penugem, no bebé, é alopecia. A sua forma mais comum é a calvície, também chamada alopecia androgenética ou hereditária, mas também existem outros tipos de alopecia, alguns dos quais afetam muito as crianças.

Tratamentos e tipos de alopecia

Os tratamentos variam em função do tipo de alopecia da criança.

- Em geral, se a queda de cabelo é devida a uma doença, na maioria dos casos, o cabelo da criança volta à normalidade no final do tratamento. Tendo em conta que o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês, serão necessários alguns meses para que a criança recupere o comprimento de cabelo que tinha antes da sua queda. No entanto, carece de fundamento científico a crença de que cortar o cabelo o reforça e impede a sua queda: trata-se apenas de um efeito ótico.

- Também existe a alopecia areata. Trata-se de um problema hereditário, no qual o stress tem um papel muito importante. Neste caso, o tratamento, frequentemente, é espontâneo: passados alguns meses volta a nascer um cabelo de cor clara, que, mais tarde, é substituído por cabelo de cor e espessura normal.

- No caso da alopecia cicatricial o cabelo também volta a crescer. Este tipo de alopecia é consequência de uma doença de pele, como a psoríase, ou então de fungos, como a tinha, que causam a formação de manchas de tamanho variável. Uma vez curada a doença, o cabelo volta a nascer de forma normal.

(Também lhe interessa: Piolhos e lêndeas, como eliminá-los?)

(Também lhe interessa: Otite nas crianças) 

- Pode-se falar, ainda, de uma alopecia localizada se a perda de cabelo se limita a uma determinada zona da cabeça. Pode ser atribuída a uma ação traumática, demasiado violenta para o cabelo: rabo-de-cavalo ou tranças demasiado apertadas, uso de água muito quente, esfregar a cabeça insistentemente ou de forma muito vigorosa, podem favorecer este tipo de alopecia.

Quando consultar o pediatra

A opinião do pediatra é aconselhável quando a criança apresenta um tipo de alopecia que não se consegue identificar nem como alopecia localizada nem como alopecia generalizada. 

(Também lhe interessa: Doenças de bebés)




Também lhe interessa

Porque cai o cabelo do meu bebé? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro