Gastrite em crianças: causas e tratamentos eficazes

A gastrite é uma dor de estômago que, frequentemente, se manifesta de forma repentina e intensa. Conheça os sintomas, as causas e os tratamentos mais eficazes.
A dor de estômago, ou gastrite, costuma aparecer de repente e de modo muito intenso. Por sorte, os episódios de gastrite nas crianças são de curta duração. Em geral, a criança sente uma dor forte na parte superior do abdómen, sob o esterno, e a sensação piora depois de comer. As consequências da gastrite nos bebés e nas crianças são: falta de apetite, náuseas e dor de cabeça, por vezes acompanhadas de vómitos e febre.
(Também lhe interessa: Febre: o que fazer ao bebé com febre?)
Causas da gastrite
A origem da gastrite pode ser o consumo de alimentos demasiado condimentados e picantes, e o costume de tomar bebidas muito quentes. Mas também são frequentes gastrites devidas à gripe ou a outras doenças infeciosas, como a escarlatina ou o sarampo.
(Também lhe interessa: Escarlatina nas crianças: sintomas, contágio e tratamento)
O stress também predispõe o organismo para esta doença, tal como certos medicamentos, como o ácido acetilsalicílico ou os anti-inflamatórios, que causam irritação nas mucosas do estômago da criança.
Tratamento da gastrite
Ao contrário do que se costuma acreditar, não é necessária uma dieta rigorosa. No entanto, devem ser evitados os alimentos que precisem de digestão prolongada, como as gorduras, os enchidos, os fumados e os fritos. Também se deve reduzir o consumo de alimentos refinados, como o pão branco ou o arroz branco, pois estimulam a secreção de sucos gástricos que, depois, não são neutralizados pelas fibras, que estão presentes, sim, nos alimentos integrais.
Para finalizar, deve reduzir-se o consumo de alimentos condimentados, bebidas gasosas e cafeína sob todas as suas formas: além do café, a cafeína encontra-se também no chá (teína), no chocolate e nas bebidas à base de cola.
Quando deve recorrer ao pediatra
Deve procurar o pediatra se:
- A criança dá sinais de sofrimento e chora de forma inconsolável.
- Quando caminha, curva-se sobre si própria.
- Deita-se e não quer andar.
- Não tem diarreia, mas sim cãibras intermitentes há mais de 12 horas.
- Sofreu um golpe violento na barriga.
- A dor localiza-se na zona de baixo, sobre a parte direita da barriga, onde se encontra o apêndice.
(Também lhe interessa: Dores de barriga)
(Também lhe interessa: Gastroenterite nas crianças: causas, sintomas e tratamentos)
- Se, ao comprimi-lo, o abdómen está rígido e tenso.
- Se tem sangue nas fezes.
- Se existe suspeita de que tenha ingerido bagas, folhas de plantas venenosas, ou medicamentos.
- Se perde peso.
- Se a dor, ainda que intermitente, reaparece ao longo de todo o dia.
(Também lhe interessa: Doenças de crianças)