scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Verrugas nas crianças: O que fazer e como eliminar

facebook twitter whatsapp

As verrugas são um problema muito comum nas crianças. Trata-se de uma espécie de manchas em relevo, de forma arredondada e com uma superfície rugosa e endurecida. Vamos conhecer as suas causas, tratamentos e quando ir ao pediatra.

 O que são as verrugas e como as reconhecer

As verrugas nas crianças são como umas manchas em relevo, de forma arredondada e com uma superfície rugosa e endurecida, da cor da pele, de um tom amarelado ou ligeiramente rosado. Podem ser pequenas como a cabeça de um alfinete, ou chegar a medir meio centímetro de diâmetro. Surgem com mais frequência nas mãos, nos cotovelos, nos joelhos e na planta dos pés. Do mesmo modo que surgem, desaparecem espontaneamente. Tratá-las de forma adequada evita o contágio a outras pessoas e a sua propagação a outras partes do corpo.

(Também lhe interessa: Angioma nas crianças)

Causas das verrugas

Normalmente, as verrugas não causam dor, a menos que estejam localizadas na planta do pé, onde podem magoar. Devem-se a um vírus, o papiloma, altamente contagioso, que se difunde ao entrar em contacto com lugares infetados, sobretudo se caminharmos descalços em piscinas ou vestiários de ginásios. O período de incubação, desde o momento do contágio até à sua manifestação na pele, é de 1-8 meses.

Verruga: tratamento para eliminar verrugas

Para eliminar verrugas nas crianças, há que molhar a verruga durante alguns minutos com água quente e, depois, secá-la com uma toalha, que, para não espalhar a doença, não deve ser usada por mais ninguém.

Em seguida, corte a parte mais superficial da pele com uma tesourinha, ou, se preferir, esfregue-a com uma pedra pomes. Aplique uma solução anti-verrugas, prestando atenção para não tocar na pele circundante, esperar que seque e cobrir com um penso. O tratamento deve ser repetido diariamente durante 20-30 dias. Em alguns casos, pode ser necessário aplicar localmente substâncias corrosivas ou, então, recorrer à crioterapia com azoto líquido. Será o dermatologista a tomar esta decisão, avaliando a localização, o tamanho e o número de verrugas.

Quando procurar o pediatra devido às verrugas

Deve recorrer ao pediatra se:

• A verruga surge na cara ou nos genitais

• Está aberta e parece infetada

• A verruga não se cura, ou aparecem mais, passados 30 dias do início do tratamento

• Podem ver-se bolhas muito pequenas reagrupadas

 

(Também lhe interessa: Pele atópica no bebé)

(Também lhe interessa: Doenças de crianças)




Também lhe interessa

Verrugas nas crianças: o que fazer e como tratar | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro