scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Golpe de calor ou Intermação: como afeta as crianças

As temperaturas elevadas podem ser bastante prejudiciais para todos, mas especialmente para as crianças. O que se pode fazer para evitar este problema?

O facto de expor a criança a altas temperaturas, sobretudo se o nível de humidade for também elevado, combinado com uma atividade física intensa, pode provocar sérios problemas, como é o caso da intermação.
Quando as crianças são muito pequenas são bastante susceptíveis ao calor, pois transpiram relativamente pouco e dispersam pouco o calor.

Sintomas do Golpe de Calor

Os sintomas costumam surgir repentinamente: a pele fica quente, avermelhada e seca, mas a criança não transpira. A sua respiração é superficial e muito rápida. A febre ultrapassa os 40ºC e em casos mais extremos a criança pode sofrer convulsões ou entrar em estado de choque.

O que deve fazer em caso de Golpe de Calor na criança

- A primeira coisa que deve fazer é deixar a criança à sombra, num lugar fresco e bem arejado. Dispa-a e ponha-a em posição reclinada.

- Para aliviar os sintomas do golpe de calor ou intermação, especialmente se a febre for elevada, pode ser necessário arrefecer o corpo da criança, aplicando-lhe uma toalha ou um pano embebido em água fria. Também pode ser útil aplicar-lhe compressas de água fria nas axilas e nas virilhas, e para acelerar o processo pode usar um leque ou um jornal.

- Se a criança estiver consciente, dê-lhe a beber água fresca, ligeiramente salgada (uma colher de sal por cada litro de água).

- Se demorar a melhorar, pode ser necessário chamar o serviço de urgência ou levar a criança a um centro de urgências.

(Também lhe interessa: Como baixar a febre em bebés e crianças)




Também lhe interessa

Golpe de calor ou Intermação: como afeta as crianças | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro