scorecardresearch
O meu bebé
CATEGORY-ICON / Diseases Created with Sketch. Enfermedades
PESQUISAR DOENÇA
Esquisar doenças por inicial
a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

O refluxo gastroesofágico (ou bebé a bolsar)

O refluxo gastroesofágico é um trastorno frequente durante os primeros meses do bebé. O lactente que tem este problema costuma regurgitar (ou bolsar) frequentemente entre cada toma.

Durante los primeiros meses de vida, o proceso digestivo da criança apresenta algumas peculiaridades, relacionadas tanto com as caraterísticas do seu aparelho digestivo como a sua alimentação, constituída principalmente por leite. A função digestiva do lactente está incompleta, uma vez que o seu organismo ainda está em desenvolvimento.

O que é o refluxo gastroesofágico

- O refluxo é uma condição provocada pelo mau funcionamiento do cárdia, a válvula encarregada de impedir que o conteúdo do estômago volte a subir ao esófago.


Produz-se quando o leite, acidificado pelos sucos gástricos do estômago, passa do esófago à boca em quantidade muito maior do que seria normal num reciém nascido.

- O lactente que tem este problema costuma regurgitar entre cada toma, muitas vezes quatro ou cinco horas depois da última comida, no momento em que parece ter apetite novamente.

- O refluxo confunde-se com cólicas porque tambiém provoca agitação e choros, mas as crises doloras de regusgitação apresentam-se a qualquer hora do dia e continuam depois do terceiro mês.

- O refluxo gastroesofágico não depende do tipo de leite utilizado na alimentação, senão do facto de que o cárdia seja quase totalmente incapaz de reter o leite (e qualquer líquido) no estômago. 

- Por este motivo, o estômago do lactente comporta-se como uma garrafa sem tampa e cada vez que se produz algum movimento, ou pressão na barriga, uma certa quantidade de leite azedo sobe até chegar à boca, da qual é expulso sob a forma de regurgitação ou o chamado bolsar.

(Também lhe interessa: Doenças de bebés)


 



Também lhe interessa…