MÊS 8 CRESCIMENTO BEBÉ
MÊS 8
CRESCIMENTO BEBÉ
PATROCINADO

O teu bebé já tem oito meses! Agora é mais difícil para ele separar-se de ti? Apresentamos-te os Desenhos Animados do crescimento do oitavo mês do teu bebé. Vídeos com informação importante sobre a fase que o teu bebé está a viver, sem deixar de lado a ternura e a diversão. Carrega no play!

Hoje falamos de… Ansiedade de separação do bebé e desenvolvimento físico e psicológico

O teu filho está a dar grandes passos em direção à sua autonomia. Experimenta, põe à prova as suas capacidades e começa a perceber-se a si mesmo com uma pessoa distinta da sua mamã. É por este motivo que pode começar a sentir-se inseguro quando vê que te afastas. É o que os especialistas chamam de “ansiedade de separação”.

Trata-se de uma fase passageira. Podes ajudá-lo através de brincadeiras, como por exemplo o “cu cu”, que consiste em tapar e destapar o rosto com as mãos, como metáfora da presença e ausência da mamã.

Ao aperceber-se que a mamã, ainda que não se possa ver temporariamente, volta sempre a aparecer, o bebé aprende a superar a ansiedade provocada pela sensação de abandono, e conquista segurança.

Desenvolvimento psicológico e físico

O teu bebé gosta de mexer em tudo o que vê, tal como experimentar as diferentes sensações táteis.

Já consegue agarrar bem os objetos mais pequenos graças à pinça polegar-indicador.

Para o estimular, podes oferecer-lhe um jogo de peças de construção para empilhar: é difícil conseguir, mas vai aprender a manipular as peças e a realizar movimentos mais precisos, além de se divertir a fzer chocar os cubos ou a atirá-los ao chão.

Acompanha o crescimento do teu bebé no próximo vídeo!

Hoje falamos de… Alimentação complementar e sono

Introdução de alimentos

Se estás a seguir o esquema tradicional de introdução de alimentos, por volta dos 8-9 meses o bebé pode começar a comer peixe de carne branca (pescada, linguado e tamboril).

Mais tarde, pelos 9-10 meses, podes oferecer ao bebé iogurte natural, legumes e gema de ovo (para introduzir a clara será necessário esperar até aos 12 meses).

Cada alimento deve ser introduzido de forma gradual e por separado, de modo a poderem detetar-se possíveis alergias.

Não obrigues o teu bebé a comer. Nesta fase, é mais importante que se sedimente uma relação saudável com os alimentos. Em caso de dúvidas, confia sempre nas indicações do teu pediatra.

O sono

Para favorecer o sono noturno de toda a família, é necessário criar uma rotina que se repita todas as noites de modo a relaxar o bebé e ajudá-lo a viver calmamente o momento da conciliação do sono que, para o bebé, representa acima de tudo a separação da mãe. As regras de ouro são:

  1. Respeitar o mesmo horário todas as noites.
  2. Criar a sua rotina (por exemplo: banho, massagem, história ou canção).
  3. Deitar o bebé sempre no mesmo ambiente, com uma luz suave, sem dispositivos eletrónicos acendidos e talvez com uma música monótona e relaxante de fundo.

Acompanha o crescimento do teu bebé no próximo vídeo!

Clique na idade do seu bebé

Receba mais informação sobre
o seu crescimento