- O Meu Bebé
- Os desenhos animados do crescimento do bebé
- Mês 6 crescimento bebé
O teu bebé já tem seis meses e a sua alimentação vai começar a mudar! Apresentamos-te os Desenhos Animados do crescimento do sexto mês do teu bebé. Vídeos com informação relevante sobre o desenvolvimento do teu bebé nesta etapa, sem deixar de lado a diversão e a ternura. Vê os vídeos!
Hoje falamos de… Os progressos do teu bebé e a alimentação
Parabéns pelos seis meses do teu bebé!
Parabéns, o teu bebé já tem meio aninho! Aos seis meses, o bebé reconhece os diferentes tons de voz da mamã: chora quando está desconfortável e ri-se quando está contente.
Pesa entre seis e oito quilos em média (dependentemente do seu sexo), e mede cerca de 66-67 centímetros.
(Também te interessa: qual o percentil do teu bebé?)
Aos seis meses o teu bebé já controla muito bem a parte superior do corpo. Agarra os objetos com a mão e começa a manipulá-los para os introduzir na boca.
Além disso, começa a manter as costas direitas para se sentar, embora ainda precise de as apoiar.
Alimentação
Seis meses e… começa a aventura! Na passagem do leite para os alimentos sólidos, há quem dê liberdade ao bebé para escolher o que vai comer nas suas “primeiras vezes”. Para os seus defensores, o baby-led weaning, ou alimentação dirigida pelo bebé, favorece uma dieta saudável e a prevenção do excesso de peso e obesidade.
No entanto, os que seguem o esquema tradicional costumam começar pela fruta e cereais, inicialmente sem glúten e, depois, com glúten. Em seguida passa-se aos vegetais, exceto os de folha verde, como os espinafres e as acelgas, pois contém um alto teor de nitratos.
Esta introdução dos alimentos acontece de forma gradual para habituar o bebé, pouco a pouco, aos novos sabores e para identificar possíveis alergias o mais cedo possível.
Seja qual for o método de introdução de novos alimentos que escolherem, devem ter em conta que a alimentação infantil é um tema que se deve discutir com o pediatra.
Acompanha o crescimento do teu bebé no próximo vídeo!
Hoje falamos de… Alimentação complementar e o quarto do bebé
Alimentação complementar
Estas são as sete regras de ouro para a introdução de novos alimentos:
- Não adicionar sal à comida do bebé: O sal deve ser excluído da sua dieta até o bebé fazer um ano, no mínimo.
- Não incentivar a preferência pelo sabor doce: Sim ao consumo de fruta, não ao de açúcar ou mel.
- Aceita a rejeição caso o bebé não goste de algum alimento: Os bebés percebem os sabores mais intensamente do que os adultos!
- Respeita a sensação de saciedade: Obrigá-lo a acabar o prato retira-lhe o prazer de comer.
- Variedade desde o início: Introduzir novos alimentos facilita a educação do paladar.
- Escolhe a consistência adequada: Tem em conta as indicações do pediatra… mas também os gostos do bebé!
- Não exageres com as proteínas
Se tiveres alguma dúvida, consulta o pediatra!
O quarto do bebé
Já preparaste o quarto do bebé? Há pais que consideram que por volta dos seis meses é um bom momento para passar o bebé para o seu próprio quarto.
Inicialmente vai ser um pouco mais desconfortável, dado que vão ter de se levantar se o bebé acordar de noite.
No entanto, esta mudança vai fazer com que o casal ganhe intimidade e uma maior liberdade de movimentos. Aproveitem para recuperar um pouco de tempo para vocês.
Acompanha o crescimento do teu bebé no próximo vídeo!
O teu bebé já tem seis meses e a sua alimentação vai começar a mudar! Apresentamos-te os Desenhos do crescimento do sexto mês do teu bebé. Vídeos com informação relevante sobre o desenvolvimento do teu bebé nesta etapa, sem deixar de lado a diversão e a ternura. Vê os vídeos!