- O Meu Bebé
- Os desenhos animados do crescimento do bebé
- Mês 7 crescimento bebé
O teu bebé já tem sete meses e começa o caminho em direção ao primeiro ano! Apresentamos-te os Desenhos Animados do crescimento do sétimo mês do teu bebé. Vídeos que te vão ensinar aspetos importantes da etapa que vive o teu bebé, e que são super divertidos. Vê os vídeos!
Hoje falamos de… Os progressos do teu bebé e o desenvolvimento cognitivo
Mamã, olha o que já consigo fazer!
Progrediu tanto no último mês! O teu bebé tem vontade de se mexer e faz as suas primeiras tentativas de deslocação, principalmente a arrastar-se e a começar a gatinhar.
Alguns bebés gatinham sem se apoiar nos joelhos, usando as mãos e os pés. Outros rebolam ou arrastam-se com a barriga… O que importa é que o teu bebé se desloque! E, sendo assim, que vás atrás dele.
Como sempre, lembra-te que não existem regras fizas. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento que deve ser respeitado, sem forçar.
Desenvolvimento cognitivo
Nesta etapa o teu bebé começa a compreender o uso dos objetos e as relações causa-efeito. Por exemplo, se vos vê a acender o fogão, o bebé percebe que a comida está quase a chegar.
Também é capaz de agarrar objetos pequenos e passa-los de uma mão para a outra. Para o estimular, oferece-lhe um livro adequado à sua idade. Vai ser um prazer para ambos folheá-lo juntos.
Acompanha o crescimento do teu bebé no próximo vídeo!
Hoje falamos de… Introdução de novos alimentos
Puré? Não, obrigado!
O teu filho recusa-se redondamente a comer os seus primeiros purés? Muitos bebés têm dificuldade em aceitar a novidade, e não se adaptam imediatamente ao uso da colher ou às novas texturas.
Não te preocupes, acaba por se resolver! Enche-te de paciência e deixa o teu bebé experimentar sozinho, brincando e mexendo com as mãos nos alimentos que lhe preparas. Recomendamos incluí-lo na mesa enquanto o resto da família come. Dar o exemplo é muito importante.
Conheces o Baby Led Weaning, o método de introdução de alimentos sólidos na dieta do bebé? Consiste em oferecer ao bebé, logo desde os seis meses, alimentos aos bocadinhos, moles e cozinhados, para o bebé poder apanhar sozinho e levá-los à boca, manipulá-los e fazer experimentá-los.
Provavelmente o teu bebé vai atirar comida por todo o lado. Tem paciência, é apenas uma fase. Vai valer a pena!
Alimentação complementar
Se estás a seguir o esquema de introdução de alimentos tradicional, aproximadamente um mês depois do seu início o número de purés diários duplica.
- Nos purés de verduras e vereais, podes juntar a carne, um alimento muito valioso para o crescimento, embora não indispensável. Trata-se uma excelente fonte de proteínas nobres (ricas em aminoácidos essenciais, que o organismo não consegue produzir por si), além de proporcionar um bom teor de ferro. Se o bebé não gostar de carne não precisas de o obrigar.
- Uma dieta composta por alimentos vegetais e cereais, complementada com laticínios e, mais tarde, legumes (descascados e triturados ou esmagados), ovos e peixe garante de forma completa e equilibrada as necessidades nutricionais do bebé.
- A partir dos sete meses podes começar a introduzir o queijo, começando pelos elaborados especificamente para a primeira infância, continuando com os iogurtes especiais para bebés, uma excelente fonte de cálcio e proteínas, além de serem ricos em fermentos lácteos.
Acompanha o crescimento do teu bebé no próximo vídeo!