O meu bebé
mibblogo

Como ensinar a dizer o "R"

04 outubro 2022

Muitas crianças têm dificuldade em pronunciar os R's. Tome nota de como ensinar o seu filho a pronunciar o R e os exercícios mais eficazes para pronunciar o R correctamente!

viviana castro
Viviana Castro
Fonoaudióloga especializada em Neurodesenvolvimento e Integração Sensorial. Supervisão científica.

Dos 9 aos 10 meses de idade, as crianças começam a pronunciar as suas primeiras palavras. No entanto, alguns bebés podem ter problemas em fazer sons complicados. Um dos fenómenos mais frequentes é o "rotacismo", também conhecido como erraticismo, que consiste na dificuldade em produzir o som R/RR.

Quando uma criança aprende a falar, adquire naturalmente a capacidade de pronunciar sons diferentes, seguindo as fases fisiológicas de desenvolvimento da língua. Começam com os sons mais simples ("mamama", "papapa", "tata") e depois, com o tempo, adquirem novos sons até atingirem os mais difíceis como "fr", "dr", "pr" ou "r".

É um processo semelhante ao que seguimos quando aprendemos a andar de bicicleta: primeiro, aprendemos a posicionar o nosso corpo para manter o equilíbrio e não cair, depois aprendemos a pedalar, mudar de marcha, travar, etc., até que estes movimentos se tornem automatizados e já não precisamos de pensar quando os executamos.

No caso da fala, vamos primeiro aprender a posicionar a nossa língua, lábios e dentes, e a controlar a nossa respiração, força e bochechas. Depois aprenderemos a movê-los para articular sons, até que estes movimentos sejam executados automaticamente.

O que é Rotacismo?

O rotacismo é a transformação que ocorre para pronunciar o R. Esta fase ocorre nos primeiros anos, quando a criança está a aprender a falar e gradualmente ganha controlo dos músculos da boca (língua, bochechas e lábios).

Juntamente com as letras Z e D, R é uma das consoantes que são aprendidas mais tarde, mas se, a partir dos cinco anos de idade, a criança não assimilou a pronúncia deste som, então será necessário um terapeuta da fala para corrigir o rotacismo.

Porque é que a criança não pronuncia o R bem?

O rotacismo nunca é causado por um atraso congénito, mas sim por uma má posição da língua em relação ao céu da boca e aos dentes. Outra causa comum é a falta de força nos músculos envolvidos na produção do som.

  • O uso da chupeta pode ser uma das causas deste atraso na aprendizagem da pronúncia do R, pois mantém a língua dentro da boca e a criança habitua-se a nunca a tirar. Contudo, uma série de exercícios respiratórios e movimentos da língua podem ajudar a criança a aprender a pronunciar correctamente esta letra, bem como as outras letras.
  • Outra causa possível é a dieta. Se habituarmos o nosso pequeno a alimentos muito macios, tais como papas, purés e líquidos, não haverá um bom movimento e exercício da língua, bochechas e respiração, pelo que produzi-lo lhe custará um pouco mais e, em alguns casos, cansar-se-á de o pronunciar.
  • No entanto, o rotacismo é uma ocorrência bastante comum nas crianças e não precisa de se preocupar, porque pode ser temporário. Com o tempo e a prática, as crianças tornar-se-ão habilidosas e corrigirão este defeito e aperfeiçoarão a sua audição.

Exercícios para pronunciar R correctamente

Para ensinar o seu filho a pronunciar o R, pode fazer exercícios simples em casa.

Exercícios de respiração

Ensinar o seu filho a respirar profunda e lentamente irá ajudá-lo a relaxar o seu corpo, língua, boca e músculos faciais. Isto irá então ajudar na pronúncia.

Uma opção é fazer corridas de bola de papel ou de vermes de papel, usando uma pequena bengala para os soprar para a pista organizada.

Exercícios de língua

Mover a língua da esquerda para a direita, de cima para baixo, passando-a entre os dentes, é um exercício muito bom para as crianças se habituarem a este movimento. Desta forma, ao pronunciar a letra R, eles estarão mais habituados e exercitados.

Ao movê-la, será produzida mais saliva do que o normal, pelo que a criança pode sentir-se enojada e sentir-se um pouco enjoada e desconfortável. Por esta razão, é aconselhável fazê-lo com algo que lhes agrade, tal como geleia, que se pode pôr à volta da boca sem que escorregue ou dentro do paladar, sem que caia para fora.

Praticar o som do R

O melhor treino para pronunciar correctamente o som R é fazer sons que contenham a letra R. Por exemplo, as crianças podem imitar o som de uma mota ou repetir palavras que contenham a letra vezes sem conta. Por exemplo, as crianças podem imitar o som de uma motocicleta ou repetir palavras que contenham a letra vezes sem conta. Ensinar torção da língua é uma excelente forma de repetir o uso da carta vezes sem conta.

Outra opção é quebrar as sílabas enquanto fala (apenas enquanto reconhece o som e a posição do som). Por exemplo, "preço" = pre-ço e "trabalho" = ta-ra-ba-lho. Desta forma, a criança compreenderá mais facilmente a posição da carta e, pouco a pouco, a sua articulação do som tornar-se-á mais compreensível.

Geralmente, com sons iniciais ou finais, tais como "amor" ou "rama", é apenas uma questão de nós, adultos, vocalizarmos um pouco mais exageradamente, para que a criança a compreenda, ou utilizar canções para lhe facilitar a compreensão.

É muito importante que se coloque à frente da criança para que ela o possa observar e, por imitação, colocar a sua língua no lugar certo e pronunciar as palavras.

Um trava línguas muito comum utilizado em situações rotativas é: "O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia". Se o puder repetir várias vezes seguidas, será melhor, a criança tornar-se-á mais confiante na pronúncia do fonema.

Como ajudar o seu filho a pronunciar R

Quando o R é pronunciado correctamente, a ponta da língua vibra contra a parte do céu da boca, que está mesmo atrás dos dentes do incisivo superior. O que é produzido é portanto um som frontal, já que a vibração afecta apenas a parte superior da língua.

O R representa um dos sons mais difíceis de produzir e é completamente normal que as crianças tenham problemas em produzir este som, porque, até à idade de três anos e talvez mais, ainda não atingiram a força e mobilidade nos seus órgãos fono articulatórios, o que lhes permite falar de forma correcta.

O músculo da língua segue um caminho de desenvolvimento bastante lento, de tal forma que pode demorar até sete anos. Só precisa de se preocupar se, após os cinco anos de idade, a criança falar omitindo completamente a letra R ou substituindo-a pela letra L. De facto, isto pode levar a sérios problemas de compreensão linguística.

Além de exercícios para pronunciar correctamente o R, pode ajudar o seu filho vendo histórias com ele ou vídeos infantis.

  • Hoje em dia, é possível encontrar muitos livros e vídeos educativos, especificamente para crianças, concebidos para que aprendam a pronunciar os sons mais difíceis.
  • São concebidos para um público jovem, por isso são divertidos e amenos para que as crianças pratiquem o som enquanto brincam.
  • Algo importante a ter em conta é que não deve repreendê-los porque não se podem pronunciar bem, nem deve forçá-los a fazê-lo bem. Cada criança precisa de tempo para o fazer e é um processo pessoal.
  • É necessário que a criança não tenha um sentimento negativo em relação aos sons e que, para o praticar, o faça através da brincadeira.
  • Embora deva ter em mente que se o seu filho tiver mais de cinco anos de idade e ainda assim pronunciar mal o som R, é aconselhável consultar um terapeuta da fala para que o seu filho possa aprender a pronunciar os sons que lhe são mais difíceis.
  • O mais importante: faça uma autocrítica da forma como fala, dos seus gestos, da sua pronúncia e da forma como é percebida. Para o fazer, pode ficar em frente a um espelho e ler em voz alta algum texto. Desta forma, poderá notar o que gesticula ou não, a rapidez com que fala ou não, como a sua respiração é e como é ouvida. Ou seja, se falar muito depressa, é muito provável que omita alguns sons na sua ânsia de terminar e, como resultado, não irá ler a palavra inteira, mas apenas a primeira frase e determinar o que se segue automaticamente.
  • Isto é o que o seu filho percebe quando o vê falar. Portanto, com o seu filho, deve falar claramente, fazer uma pausa apropriada, gesticular o máximo possível e articular todos os sons. Desta forma, será mais fácil para esse modelo de primeira língua, ou seja, para si, ser uma base muito boa para praticar e melhorar.
REDATORA EM O MEU BEBÉ. Coordenadora da secção doenças, e especialista em gravidez, bebés e crianças.

Também lhe interessa…