Mi bebé y yo

Porque é que o bebé não quer comer com a colher

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Chora e fecha a boca quando se aproxima a colher? O seu filho não aceita comer com a colher? Explicamos-lhe porque é que o bebé se nega a comer com a colher e como se pode introduzi-la.

O leite, e em geral os alimentos líquidos, são para o bebé como um prolongamento do corpo materno, algo bom que entra no seu interior e que lhe proporciona prazer. Com os primeiros alimentos sólidos, as coisas mudam. O pequeno não pode comer sempre chupando: cria-se assim uma separação entre o prazer de ingerir o alimento e o prazer da sucção. Por este motivo, frequentemente, acontece que os pequenos choram ou fecham a boca diante de um alimento que se oferece com a colher.

Sugestões para que o bebé aceite comer com a colher

Como tudo o que afeta a introdução de novos alimentos na dieta do bebé, também a introdução da colher deve ser muito gradual. Aqui estão algumas sugestões para agilizar este passo.

  • Mais ou menos um mês antes de iniciar esta passagem, é aconselhável habituar o bebé ao novo objeto, misturando com os outros brinquedos uma colher de plástico, para que o bebé a possa reconhecer e, quem sabe, experimentar.
  • Comece por lhe oferecer no final na mamada, quando ele já estiver saciado, uma colher de fruta ralada e deixe que ele a saboreie com calma.
  • O importante é não insistir: evite utilizar a colher quando o bebé estiver com muita fome.
  • Aproximar a colher dos seus lábios é o melhor sistema que há para acostumar gradualmente o pequeno ao uso da colher, estimulando-o a comer pequenas quantidades de papa. O importante é que o bebé sinta a consistência do alimento e o tente ingerir.
  • Se rejeita, talvez ainda não tenha chegado o momento. Não há porque insistir e deve adiar-se a introdução da colher algumas semanas, de modo a que não se crie uma tensão relacionada com a hora da refeição. Depois da rejeição, também se pode tentar dar-lhe a papa no biberão, aumentando o buraco da tetina e voltando a tentar depois de algum tempo, sem pressões.

O bebé tem de aprender a ingerir de uma forma nova. Por isso, não deve introduzir demasiado alimento na boca. Uma hipótese pode ser aproveitando os momentos em que está distraído, ou apoiando apenas a colher nos seus lábios para que ele tente comer.

Também lhe interessa

Porque é que o bebé não quer comer com a colher | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)