Mi bebé y yo

Primeiros passos: ajude-o a andar

  Os primeiros passos do bebé representam uma meta importante. Explicamos-lhe como pode ajudar o seu filho para que comece a andar.

Por volta dos 12-14 meses, a maioria das crianças começa a andar. Nesta idade começará a notar que o seu filho tenta levantar-se. Uma vez chegado este momento ele irá precisar da sua ajuda para conseguir dar os seus primeiros passos.

No princípio, ajude-o pegando-lhe na mãozinha. Mais tarde, verá como ele começa a andar apoiando-se nas paredes e nos móveis. É assim que a criança enfrenta as suas primeiras deslocações sem ajuda, cada vez mais segura e decidida.

Nesta altura é muito importante que a sua casa esteja preparada com tudo aquilo que necessita para garantir a segurança do seu filho: escadas com proteção, protuberâncias e cantos protegidos, chão limpo e sem brinquedos nos quais possa tropeçar e, resumindo, tudo aquilo que possa dificultar a sua atividade ou ser perigoso para a criança.

Verá que os seus primeiros passos são incertos e têm pouca força. É normal, a criança está a fortalecer as pernas e a habituar-se a esta nova posição com a qual vai descobrir o mundo. Também verá que cai facilmente; não se preocupe, é completamente normal. Deve preocupar-se, sim, com o seu calçado, que deve ser adequado para os primeiros passos e ter a biqueira reforçada de modo a proteger os seus dedinhos.

Alguns bebés sentem-se mais confortáveis ao gatinhar do que ao andar, como tal, é natural que ao sentir-se inseguro se ponha de gatas para poder chegar até onde pretende. Não o force, com o tempo ele irá encontrar estímulos suficientes para se pôr de pé, ou simplesmente quererá imitar o pai e a mãe e comprovar se pode chegar mais rapidamente aos sítios.

Neste artigo explicamos-lhe como deve agir e de que modo pode ajudar o seu filho quando ele começar a andar.