Mi bebé y yo

Receita de puré de verduras

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Anda à procura de receitas de purés de verduras para o seu bebé? Em primeiro lugar convém saber que os vegetais são ricos em água, vitaminas e sais minerais, têm muito poucas calorias, proporcionam fibra e quase não têm gorduras. Todas estas propriedades convertem-nos num excelente alimento que se introduz, juntamente com a fruta, como um dos primeiros alimentos na dieta do bebé entre os quatro e os seis meses, consoante as indicações do pediatra.

Um dos pratos que o bebé aceita melhor, especialmente durante os primeiros meses da alimentação complementar, são os purés e as papas. Na altura de fazer receitas de purés de vegetais para o seu filho, é aconselhável usar batatas, cenouras, alho francês, courgettes e feijão verde, entre outros, e evitar os vegetais que possam criar gases, como a couve ou a couve-flor, e os vegetais ricos em substâncias sulfuradas, como o alho, a cebola ou os espargos.

Por outro lado, ao elaborar receitas de purés de vegetais ou de frutas, poderá misturá-los com um pouco de leite de continuação, com o objetivo de oferecer à criança todas as vitaminas e minerais deste leite. É o caso da receita de puré de vegetais com leite de continuação que oferecemos em seguida, muito nutritivo e saboroso.

INGREDIENTES

1 batata

½ nabo

½ cenoura

½ courgette

½ litro de água

1 copo de leite de continuação

PREPARAÇÃO

  1. Em primeiro lugar, lavar e cortar as verduras (a batata, o nabo, a cenoura e a courgette).

 

Em seguida, introduzi-las num recipiente e juntar a água e o leite de continuação.

 

Tapar e deixar cozer em forno lento durante, aproximadamente, 25 minutos.

 

Para finalizar, retirar do fogo, deixar arrefecer e triturar.

 

Se o puré de verduras ficar demasiado espesso, pode juntar-se um pouco mais de leite de continuação.

Como conservar os purés de verduras

Nem sempre é possível cozinhar para os filhos momentos antes de comer e, às vezes, o frenético ritmo da vida atual obriga-nos a armazenar certos alimentos para os ter prontos mais tarde. Mas será que se podem conservar os purés de verduras, ou outros, do bebé? Sim, podem conservar-se, sempre no frigorífico, durante cerca de 48 horas no máximo e em recipientes herméticos, para evitar que adquiram o sabor dos restantes alimentos guardados no frigorífico.

Não obstante, antes de preparar uma saborosa receita de puré ou de papa para o bebé, deverá ter em conta as propriedades dos alimentos que for incorporar, pois alguns conservam-se durante mais tempo do que outros. Por exemplo, no caso dos vegetais, a abóbora e a courgette conservam-se perfeitamente tanto no frigorífico como no congelador, mantendo o sabor do primeiro dia. Pelo contrário, outros vegetais e hortaliças alteram o seu sabor com o passar dos dias. É o caso das hortaliças de raiz, como as cenouras e as batatas, e os vegetais de folhas, como os espinafres. É melhor evitar este tipo de hortaliças se está a pensar em conservar o puré de verduras do seu filho durante uns dias.

Por outro lado, se não vai dar o puré de vegetais ao seu filho durante as 48 horas seguintes à sua preparação, o melhor será congelá-lo para se assegurar de uma ótima conservação das vitaminas e minerais dos alimentos. Na altura de descongelar o puré de verduras deve recordar algumas regras para o fazer de uma forma correta: descongelar lentamente e, uma vez descongelado, aquecê-lo até começar a ferver (para matar possíveis bactérias).

Lembre-se de congelar os purés do bebé em recipientes de uma só dose para assim poder descongelar apenas a quantidade necessária.

Também lhe interessa

Receita de puré de verduras | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)