Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- Introdução dos alimentos na dieta do bebé
Introdução dos alimentos na dieta do bebé

Tem dúvidas acerca de quando e como introduzir os alimentos sólidos na dieta do bebé? Oferecemos-lhe um esquema de alimentação que a poderá guiar na altura de os introduzir, dos seis meses até ao primeiro ano. Tome nota!
Aquele que foi, por muitos anos, chamado de “desmame” é o período no qual alimentação do bebé se começa a diversificar, introduzindo-se progressivamente ao bebé comida sólida que inicialmente vai acompanhar as tomas de leite para, depois, as substituir gradualmente, até que o pequeno, uma vez abandonada a condição de lactente, comece a comer em função dos ritmos e costumes de toda a família. A receita mais eficaz para o ajudar nesta delicada etapa é uma mistura de paciência, compreensão e respeito dos ritmos naturais, unida a uma certa firmeza, que permita ao bebé seguir uma direção claramente marcada.
Quando e como começar
Quando abordamos o tema da introdução dos primeiros alimentos diferentes do leite na dieta do bebé, as indicações dos pediatras são menos rígidas do que há cerca de dez anos. Por exemplo, não é estritamente necessário começar com os cereais ou a fruta, dar a primeira papa ao almoço ou oferecer ao bebé os alimentos um a um, deixando passar uns dias antes de se introduzir um novo alimento. Atualmente, a introdução dos alimentos pode ser iniciada com a carne, a primeira papa pode ser dada à noite e podem oferecer-se, ao mesmo tempo, vários alimentos novos.
Não obstante, algumas mamãs preferem optar por um esquema mais tradicional que, de facto, corresponde mais à nossa cultura mediterrânica.
#galeria#