Mi bebé y yo

O bebé tem os pés frios

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O que é que provoca os pés frios nos bebés? Quais as razões para as extremidades do corpo arrefecerem e o que fazer? O Dr. Luis González Trapote responde às suas questões.

A temperatura das mãos e os pés do bebé pode depender do quanto o bebé se movimenta, e mexe as mãos e os pés, pois o movimento ativa a circulação e, por conseguinte, aumenta a temperatura. A temperatura dos pés pode tomar-se como referência da temperatura corporal? E o que fazer se o bebé tiver os pés frios?

Pés frios: podem tomar-se como referência da temperatura corporal?

Em princípio, os pés frios não constituem uma referência válida para avaliar a temperatura corporal do bebé, tanto para saber se tem frio como para avaliar uma possível presença de febre. Regra geral, os bebés de poucos meses têm os pés e as mãos mais frios do que o resto do corpo. Tal é devido ao facto de o seu sistema de termorregulação não ter ainda atingido suficiente maturidade, pelo que a temperatura de referência é a do tronco e da cabeça, onde se encontram os órgãos vitais. Assim, não é de estranhar que as extremidades superiores e inferiores estejam aparentemente mais frias, o que é completamente normal em bebés pequenos.

O que se deve fazer se o bebé tiver os pés frios?

Em princípio, não se têm de tomar medidas especiais se detetarmos que o bebé tem os pés mais frios. Para avaliar se tem frio ou calor de verdade, é preferível tocar nas suas costas, na barriguita ou na zona do peito, que deverão estar quentes, mas não suadas, o que indicaria que o bebé estaria a sentir calor. Se apenas se trata dos pés ou das mãos, basta calçar umas meias mais grossas, ou umas luvas, no caso das mãos.

Em qualquer dos casos, e ante qualquer dúvida acerca do bem-estar do bebé, o pediatra deverá ser sempre a figura de referência.

(Também lhe interessa: Como vestir um bebé quando está frio)

 

Também lhe interessa

O bebé tem os pés frios | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)