Mi bebé y yo

Como dar banho ao bebé passo a passo

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Sabe, passo a passo, como se deve dar banho a um bebé? Vamos dizer-lhe como, para que proporcione ao seu filho o melhor banho higiénico ou um banho estimulante. No vídeo e pela mão de uma das melhores especialistas. Realmente útil para recém mamãs e papás!

O primeiro banho do bebé é um momento mágico. Não obstante, para a mamã pode ser um pouco angustiante. A água estará fria? Será que escorrega? E se engole água? Deve ter em conta todas estas questões, mas sem ter medo.

Antes de começar com o banho do bebé, deve organizar-se e ter tudo preparado para que não lhe falte nada no momento de começar este agradável ritual diário. Os produtos imprescindíveis na hora de dar banho ao seu filho são: gel e champô para bebés, uma toalha de algodão, um termómetro de banho e uma banheira especialmente indicada para bebés, seja ela móvel ou fixa. Para depois do banho necessita de um pente ou uma escova suave para bebés, fraldas e roupa limpa.

(Também lhe interessa: Banheira e muda-fraldas: modelos e requisitos)

Passo a passo do primeiro banho do bebé

Vamos ver como é que, passo a passo, se dá banho ao bebé:

  1. O ambiente ideal. É básico, antes de começar com o ritual do banho, verificar a temperatura da casa de banho e da água da banheira. A casa de banho deve ter uma temperatura entre os 22 e os 25ºC. A água da banheira deve oscilar entre os 35 e os 36ºC; pode verificá-lo com a ajuda de um termómetro de banho.
  2. Agarrar adequadamente o bebé. A forma idónea de agarrar o recém-nascido é com o braço direito, com a parte interna do cotovelo apoiando a cabeça e as mãos na zona do rabinho do bebé.
  3. Contacto com a água. Quando tiver o seu filho bem seguro, apenas o terá de inclinar sobre a banheiras e, com a mão esquerda, começar a lavar-lhe a cabeça, enxaguando bem com água. Desde aqui, pode ir descendo pelo resto do corpo, sempre de cima para baixo: axilas, braços, costas, barriga, pernas, pés. É importante segurá-lo bem com um braço e ir limpando com o outro. Para limpar com sabão a parte traseira do bebé deve virá-lo com muito cuidado.
  4. Secagem e massagem. Quando estiver lavadinho, para tirar o bebé da banheira deve levantá-lo com suavidade e enrolá-lo com a toalha. Para o secar é aconselhável envolvê-lo bem para lhe dar calor. Depois do banho, e antes de o vestir, pode dar-lhe uma massagem estimulante com um óleo específico para bebés. Assim vai hidratar a sua pele e trazer-lhe uma agradável sensação de bem-estar.

Precauções a ter em conta

No que respeita ao banho do bebé, deverá tomar uma série de precauções para evitar acidentes:

  • Nunca deve deixar o bebé sozinho durante o banho.
  • Lave sempre a banheira antes e depois de cada uso.
  • Evite o uso de talcos ou colónias durante os primeiros meses.
  • Observe bem a pele do bebé durante o banho para verificar se existem problemas cutâneos.
  • Seque-o bem, incluindo as pregas da pele (zona da fralda, queixo, etc.).

Para esclarecer dúvidas, e para que o ritual do banho seja tão bonito e calmo como merece, oferecemos-lhe um vídeo de como deverá dar banho ao seu bebé, passo a passo, pela mão de uma das melhores especialistas. Mas se, além de dar banho ao pequenito, quer aproveitar este magnífico momento para o estimular.

 

Também lhe interessa

Como dar banho ao bebé passo a passo | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)