O meu bebé
mibblogo

Como dar banho ao bebé passo a passo

25 janeiro 2017
Como dar banho ao bebé

Sabe, passo a passo, como se deve dar banho a um bebé? Vamos dizer-lhe como, para que proporcione ao seu filho o melhor banho higiénico ou um banho estimulante. No vídeo e pela mão de uma das melhores especialistas. Realmente útil para recém mamãs e papás!

O primeiro banho do bebé é um momento mágico. Não obstante, para a mamã pode ser um pouco angustiante. A água estará fria? Será que escorrega? E se engole água? Deve ter em conta todas estas questões, mas sem ter medo.

Antes de começar com o banho do bebé, deve organizar-se e ter tudo preparado para que não lhe falte nada no momento de começar este agradável ritual diário. Os produtos imprescindíveis na hora de dar banho ao seu filho são: gel e champô para bebés, uma toalha de algodão, um termómetro de banho e uma banheira especialmente indicada para bebés, seja ela móvel ou fixa. Para depois do banho necessita de um pente ou uma escova suave para bebés, fraldas e roupa limpa.

(Também lhe interessa: Banheira e muda-fraldas: modelos e requisitos)

No que diz respeito ao primeiro banho do bebé, não existe uma opinião unânime entre os especialistas nesta matéria. Há quem opine que não se deve dar banho ao bebé até cair o cordão umbilical e se cicatrize completamente o umbigo, o que costuma acontecer entre 10 e 14 dias após o nascimento. Outros especialistas consideram que não é necessária esta espera desde que, depois do banho, se seque bem esta zona.

Esta opção, de não esperar a cicatrização do umbigo, é a que prevalece, dado que o bebé gosta muito e o banho ajuda-o a relaxar-se, embora durante este período de espera seja suficiente limpar o bebé com uma esponja húmida tentando sempre não molhar a zona do cordão umbilical.

(Também lhe interessa: Banheiras e muda fraldas: modelos e requisitos)

Preparar o primeiro banho do bebé

Esta tarefa é simples, desde que se realize de forma adequada, além de ser muito agradável tanto para o bebé como para os papás.

  • Em primeiro lugar, devemos escolher um lugar da casa que esteja protegido de qualquer corrente de ar, pelo que a casa de banho é uma boa opção e, além disso, permite-nos poder esvaziar com facilidade a banheira do bebé. De qualquer forma, devemos aquecer o lugar até atingir uma temperatura entre 22 e 25 graus.
  • Outro passo importante é ter preparado antecipadamente todos os elementos necessários para o banho tal como gel de banho neutro, esponja, toalha, loções e cremes para a fralda, de modo a nunca ser necessário deixar o bebé sozinho.
  • Antes de pôr o bebé na banheira temos que a encher com 12 a 15 centímetros de água a uma temperatura entre 34 e 37 graus, tentando que esta não arrefeça para que o bebé não apanhe frio. Durante os primeiros dias, os pediatras recomendam não utilizar sabão, dado que elimina a capa de gordura da pele do bebé.
  • Exceto quando haja alguma indicação em contrário, devemos dar banho ao bebé todos os dias, embora não seja grave saltar algum. No que diz respeito à hora de o fazer, é indiferente o momento do dia, embora seja preferível fazê-lo sempre à mesma hora e, especialmente, ao final do dia, pois o banho, além de relaxar o bebé, ajuda-o a ter uma rotina de sono, será mais fácil poderem estar com o bebé a mãe e o pai, sendo este um momento muito agradável para os três.
  • Se bem que não exista um motivo para pôr limite ao tempo que deve durar o banho, durante as primeiras semanas é preferível que não dure mais de três ou quatro minutos. A partir dos três meses o banho já pode durar cerca de 10 minutos e, a partir dos 6 meses, até um quarto de hora. Se o bebé se encontra confortável e está um dia quente, podemos alargar o banho desde que a água não arrefeça.
  • Depois do banho, devemos utilizar uma loção específica para hidratar a pele do bebé, e finalizar a tarefa dando uma massagem utilizando apenas óleos naturais. Se queremos usar uma colónia, é preferível usá-la na roupa, pelo menos durante os primeiros meses de vida do pequeno.
  • Além da higiene da criança, a hora do banho facilita o vínculo entre os papás e o bebé, permite experiências sensitivas, estimula o seu desenvolvimento psicomotor e serve como elemento de brincadeira, pelo que é uma tarefa que devemos realizar com calma e alegria.

(Também lhe interessa: Pele atópica: sintomas, causas e tratamento)

Passo a passo do primeiro banho do bebé

Vamos ver como é que, passo a passo, se dá banho ao bebé:

  • O ambiente ideal. É básico, antes de começar com o ritual do banho, verificar a temperatura da casa de banho e da água da banheira. A casa de banho deve ter uma temperatura entre os 22 e os 25ºC. A água da banheira deve oscilar entre os 35 e os 36ºC; pode verificá-lo com a ajuda de um termómetro de banho.
  • Agarrar adequadamente o bebé. A forma idónea de agarrar o recém-nascido é com o braço direito, com a parte interna do cotovelo apoiando a cabeça e as mãos na zona do rabinho do bebé.
  • Contacto com a água. Quando tiver o seu filho bem seguro, apenas o terá de inclinar sobre a banheiras e, com a mão esquerda, começar a lavar-lhe a cabeça, enxaguando bem com água. Desde aqui, pode ir descendo pelo resto do corpo, sempre de cima para baixo: axilas, braços, costas, barriga, pernas, pés. É importante segurá-lo bem com um braço e ir limpando com o outro. Para limpar com sabão a parte traseira do bebé deve virá-lo com muito cuidado.
  • Secagem e massagem. Quando estiver lavadinho, para tirar o bebé da banheira deve levantá-lo com suavidade e enrolá-lo com a toalha. Para o secar é aconselhável envolvê-lo bem para lhe dar calor. Depois do banho, e antes de o vestir, pode dar-lhe uma massagem estimulante com um óleo específico para bebés. Assim vai hidratar a sua pele e trazer-lhe uma agradável sensação de bem-estar.

Precauções a ter em conta

No que respeita ao banho do bebé, deverá tomar uma série de precauções para evitar acidentes:

  • Nunca deve deixar o bebé sozinho durante o banho.
  • Lave sempre a banheira antes e depois de cada uso.
  • Evite o uso de talcos ou colónias durante os primeiros meses.
  • Observe bem a pele do bebé durante o banho para verificar se existem problemas cutâneos.
  • Seque-o bem, incluindo as pregas da pele (zona da fralda, queixo, etc.).

Para esclarecer dúvidas, e para que o ritual do banho seja tão bonito e calmo como merece, oferecemos-lhe um vídeo de como deverá dar banho ao seu bebé, passo a passo, pela mão de uma das melhores especialistas. Mas se, além de dar banho ao pequenito, quer aproveitar este magnífico momento para o estimular.

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…