Mi bebé y yo

Brincadeiras de bebés que estimulam o seu desenvolvimento

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Embora possamos pensar que, durante os primeiros meses, os bebés apenas se dedicam a comer e a dormir, esta não é a verdade. A partir do seu nascimento, é importante comunicar com o bebé e interagir com ele para estimular os seus sentidos.

A partir do momento em que o bebé nasce e começa a sentir o calor da pele da sua mãe, sente o seu cheiro e escuta a sua voz, os seus sentidos são estimulados e vão-se desenvolvendo. É muito importante para o seu desenvolvimento, durante os seus primeiros meses de vida, realizar com ele brincadeiras de bebés que ajudem a estimular os cinco sentidos.

Brincadeiras dos 0 aos 6 meses

Durante os seus seis primeiros meses, podemos aproveitar diferentes momentos do dia para levar a cabo estas brincadeiras de bebés. Por exemplo, quando temos o bebé ao colo, devemos falar-lhe e fazer-lhe mimos para despertar a sua curiosidade pelo mundo. Embalá-lo, dar-lhe mama, oferecer-lhe o dedo para que o agarre ou acariciá-lo estimulam o sentido do tato.

O berço é o local onde os bebés passam mais tempo e aqui os móbiles e os ginásios de berço, os peluches e os bonecos macios estimulam a sua visão, o ouvido e o tato, ao mesmo tempo que os pequenos descobrem as relações de causa e efeito. Se, além disso, mudarmos os brinquedos de vez em quando, ajudamo-los a descobrir novos estímulos.

Embora a postura adequada para o bebé dormir seja de barriga para cima, quando ele estiver acordado podemos mudá-lo de posição, o que o vai ajudar a melhorar o seu tónus muscular e evitar deformações na sua cabeça. Quando estiver de barriga para baixo, podemos aproveitar para jogar ao cu-cu, mostrando-lhe um brinquedo e cobrindo-o com algo para depois o voltar a mostrar, fazer rodar brinquedos sonoros ou agitar uma roca para que a siga com a vista.

Outro momento ideal para estimular os sentidos do bebé é a hora do banho antes do sono, o que o relaxa e diverte. Sentir a água e o seu som, o aroma do gel de banho, ou ver a espuma e os brinquedos a flutuar estimula os seus sentidos.

Durante os passeios, o bebé sente outros cheiros, cores e sons, a mudança de temperatura, sente outros movimentos e as texturas de outros elementos tais como a areia ou as folhas, e pode ainda usufruir dos baloiços.

(Também lhe pode interessar: Estimule o bebé através da música)

Brincadeiras a partir dos 6 meses

Durante os primeiros meses, o principal alimento dos bebés é o leite materno, mas a partir dos 5 ou 6 meses já começam a provar diferentes alimentos e descobrem novos sabores. Tocar a comida, levá-la à boca, descobrir os alimentos frios e quentes, doces e salgados, duros ou moles, será uma experiência muito interessante para o bebé.

Outra atividade muito interessante é brincar com uma lanterna e figuras recortadas, de modo a projetar a sua sombra enquanto se diz o nome de cada objeto: ajuda à coordenação e a desenvolver os músculos dos olhos, e a aprender palavras. Fazer rebentar bolas de sabão também desenvolve a coordenação entre os olhos e as mãos, além de assimilar a experiência de tocar e fazer rebentar as bolhas.

Também lhe interessa

Brincadeiras de bebés que estimulam o seu desenvolvimento Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)