Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Lactancia e alimentação do bebé
- Desmame noturno: conselhos práticos
Desmame noturno: conselhos práticos

A mamã pode ter necessidade de iniciar o desmame noturno do seu bebé, tanto se está a dar mama como biberão. Para finalizar esta etapa damos-lhe, neste artigo, alguns conselhos e informação útil sobre o desmame noturno, seja do peito ou do biberão.
A idade na qual o bebé está preparado para desmamar depende de cada caso e da quantidade de calorias consumidas durante o dia. Entre os quatro e os seis meses os bebés costumam consumir calorias suficientes para poder dormir de uma só vez seis horas durante a noite, mas é raro que bebés com menos de quatro meses durmam tudo de seguida sem necessidade de comer.
(Também lhe interessa: Introduzir novos alimentos ao bebé)
O mais importante é que o processo de desmame seja gradual e não aconteça de forma brusca. Há que ter em conta que os bebés se relacionam com os seus pais quando estes lhes dão o biberão, e que durante este momento recebem muito carinho que os ajuda a sentirem-se seguros.
Os bebés que se acostumaram a comer de noite tendem a acordar mais por hábito do que por necessidade, pelo que mudar esta rotina pode tornar-se mais complicado.
Quando chegar a altura de iniciar o desmame noturno, no caso de não se sentirem confiantes, o melhor é consultar o pediatra.
(Também lhe interessa: Amamentação mista: quantidades e benefícios)
Conselhos para o desmame noturno
Como qualquer decisão que os pais tenham de tomar, deverão ter em conta o que é melhor para a criança e para a família. A decisão de deixar de dar mama ou biberão ao bebé durante a noite é apenas vossa, pois são quem o conhece a cem por cento, tal como sabem os seus costumes e hábitos. Ainda assim, há uma série de conselhos práticos que vos podem ser muito úteis na altura de escolher o momento mais oportuno:
Assegure-se que o bebé come o suficiente durante o dia. À medida que vai crescendo, o pequeno é cada vez mais ativo, e este nível de atividade pode fazer com que durante o dia não queira comer tanto, guardando a fome para a noite. Para conseguir o contrário, o melhor será dar-lhe mama ou biberão com descansos prolongados e num lugar tranquilo, sem distrações.
Dê-lhe um pouco mais ao final do dia, pois isso vai fazer com que se deite com o estômago cheio e, por conseguinte, não acorde com fome durante a noite.
Não tente começar o desmame noturno durante uma época transitória, por exemplo durante umas férias. O melhor é centrar-se no desmame do bebé quando tiver tempo suficiente e estejam todos juntos, o que vai fazer com que o bebé se sinta mais ligado aos seus pais e tenha menos predisposição a procurá-los durante a noite.
Considere a opção de ser o pai a prestar cuidados ao bebé durante a noite. Se a mamã esteve a amamentar, o bebé vai procurar o seu cheiro e o do leite materno, o que fará com que fique com vontade de comer. Deixe o bebé, por exemplo, numa alcofa ou berço do lado do pai para que durma.
Por fim, se nota que o bebé não quer deixar de mamar durante a noite, retome a rotina normal e volte a tentar passado pouco tempo (cerca de 15 dias).