Mi bebé y yo

Desmame: conselhos importantes

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O desmame é a passagem de uma alimentação láctea para uma com alimentos e sem leite materno. Oferecemos-lhe alguns conselhos que deve ter em conta para evitar erros comuns na altura de desmamar o seu bebé e introduzir novos alimentos na sua dieta.

A passagem de uma alimentação exclusivamente láctea para uma de alimentos é conhecida como desmame. É um período especial para o bebé e para a mamã, cheio de expetativas. Mas também pode pressupor dificuldades para o bebé. Para viver este período de uma forma serena, o segredo está em criar um ambiente de cumplicidade. Ajudamo-la com algumas sugestões.

Quantidade de água no desmame

A água é a essência da vida. Enquanto o bebé se alimenta com leite, é possível que não sinta o estímulo da sede. Não obstante, com a introdução das papas, a água toma protagonismo, pois cumpre uma dupla função: tirar a sede ao bebé e facilitar a deglutição.

Desmame, melhor sem açúcar

Os bebés parecem ter uma atração inata pelo sabor doce. No entanto, o consumo deste tipo de alimentos deve ser limitado, com exceção da fruta, que se pode oferecer ao bebé com toda a liberdade. O mesmo acontece com o sal. O que está contido de forma natural nos alimentos é o suficiente para cobrir as necessidades da criança. Portanto, não é necessário adicionar sal às sopas do bebé.

A sopa de verduras, protagonista do desmame

A sopa é a base das primeiras refeições dos mais pequenos. Tem muito poucas calorias e proporciona sais minerais, vitaminas e fibra. No início, pode preparar-se com batatas e cenouras, que são doces e não são alergénicas. Basta cortar em pedaços 220 gramas e cozê-las num litro de água durante uma hora, aproximadamente. Depois, côa-se o caldo e utilizam-se 200 ml deste em cada papa.

(Também lhe interessa: Receita de caldo de verduras para bebés)

Quando introduzir a carne

Num primeiro momento, por volta do sétimo mês, introduz-se na dieta do bebé o delicado sabor das carnes brancas como o coelho, a vitela e o frango. Posteriormente, pode experimentar-se com a carne de boi, muito nutritiva e excelente fonte de vitaminas. No início, o mais adequado é administrar a carne de uma forma homogeneizada adicionando-a, por exemplo, ao puré.

Os cereais no desmame

A partir do quinto ou sexto mês, o puré de verduras pode ser enriquecido com pequenas quantidades de cereais, que aumentam o seu valor energético. No entanto, há que ter cuidado, pois antes de cumpridos os seis meses não se devem introduzir na alimentação do bebé alimentos que contenham glúten.

Desmame com enchidos?

Os enchidos têm sido revalorizados do ponto de vista dietético. Não obstante, existem diferenças importantes entre diferentes produtos. Os potes homogeneizados com fiambre possuem todas as características higiénicas e nutritivas para se consumirem a partir dos sete ou oito meses. Quando o bebé faz o primeiro ano, pode introduzir-se também o presunto. Para experimentar os enchidos convém esperar até aos dois anos. De qualquer forma, devem sempre ser dados com moderação.

Também lhe interessa

Desmame: conselhos importantes | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)