Mi bebé y yo

A cerveja durante a amamentação aumenta a quantidade de leite?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

É um dos mitos relacionados com a amamentação que mais se transmitiram de geração em geração. Mas beber cerveja durante o período de amamentação pode verdadeiramente aumentar a quantidade de leite? Vamos explicar-lhe tudo!

Existem diferentes estudos que provaram que os açúcares presentes na cevada podem dar lugar a um aumento da produção de leite materno. Por conseguinte, dado que a cevada é o ingrediente principal da cerveja, poder-se-ia dizer que esta bebida teria um certo efeito no aumento da quantidade de leite que a mamã produz. Não obstante, devido ao álcool contido na cerveja, é necessário evitar o consumo de cerveja, bem como de qualquer bebida alcoólica, durante a etapa da amamentação.

(Também lhe interessa: Álcool e amamentação: podemos beber um bocadinho?)

O álcool é uma substância prejudicial que entra diretamente na corrente sanguínea após o seu consumo, podendo chegar ao leite que bebe o bebé. Logo, não se deve consumir durante a amamentação, mesmo podendo aumentar a produção de leite.

Pode beber-se cerveja sem álcool durante a amamentação?

Ao contrário da cerveja que contém álcool, a cerveja sem álcool 0,0% poderá ser benéfica durante a amamentação devido ao seu efeito antioxidante. Um estudo sobre este assunto realizado por investigadores do Hospital Universitário Doctor Peset de Valência, em parceria com a Universidade de Valência, assegura que a cerveja sem álcool o,o% pode aumentar em até 30% a capacidade antioxidante do leite materno. Mas é muito importante ter a certeza que a cerveja é 0,0%, pois algumas marcas denominadas "sem álcool" contêm uma pequena quantidade.

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres que, por sua vez, são prejudiciais para as nossas células. Além disso, os antioxidantes contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares, cancro e algumas doenças neurológicas.

(Também lhe interessa: Erros na amamentação que pode estar a cometer)

Que outros alimentos ou bebidas aumentam a produção de leite?

Aumentem ou não a produção de leite, coisa que, como já vimos, aproxima-se mais do mito do que da realidade, tanto contendo álcool como não, a cerveja não é a única bebida ou alimento que contém antioxidantes. Os antioxidantes encontram-se de forma natural nas frutas e nas verduras, bem como nos frutos secos, no azeite e do gérmen de trigo, por exemplo. Sendo assim, se a mamã seguir uma alimentação equilibrada e variada, com um consumo abundante de frutas e verduras, além de todos os nutrientes necessários nas quantidades adequadas, já terá cobertas todas as necessidades nutricionais requeridas para uma amamentação sem problemas. A ideia, como sempre, é ter bom senso e consultar o médico ou a enfermeira perante qualquer dúvida que surja ao dar mama ao bebé.

Também lhe interessa

Cerveja durante a amamentação Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)