Mi bebé y yo

Cereais de bebé: podem dar-se ao jantar?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A mamã ou o papá podem substituir o jantar do bebé por um biberão de leite com cereais ou bolachas infantis? As suas necessidades nutricionais ficam cobertas? Contamos-lhe o que dizem os especialistas.

Muitas mamãs e papás perguntam-se se podem dar cereais com leite aos seus filhos para jantar. Segundo os especialistas de nutrição, um biberão de leite com cereais ou de bolachas é uma refeição completa, dado que equivale a cerca de 250 – 300 calorias, ou seja, a 25% do consumo diário. Por isso, se os papás derem este jantar ao bebé de vez em quando, não há qualquer problema.

No entanto, uma vez completa a introdução de novos alimentos e quando consolida os seus hábitos alimentares, a criança deve realizar três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar), e uma ou duas refeições ligeiras. Esta fragmentação das refeições deve transformar-se num costume, com o objetivo de favorecer o equilíbrio alimentar do bebé. Por outro lado, adicionar uma quantidade extra de leite à noite aumenta excessivamente o valor diário de proteínas, o que pode favorecer a obesidade.

O que pode dar de jantar ao bebé?

O nosso pediatra, Luís G. Trapote, responde a uma mamã de um bebé de oito meses que não sabe o que dar de jantar ao seu pequeno que ainda mama.

Se seguiu as normas do pediatra no que respeita à alimentação, para jantar pode dar-lhe um puré de legumes, peixe (alguns dias por semana, uma omelete) e peito de frango, se lanchou fruta. A massa também constitui um bom prato, em forma de sopa ou cozida e temperada com tomate ralado e um pouco de queijo. Por fim, compense ou complete no jantar o que não comeu ao lanche ou no almoço.

Parece-me muito bem que continue a dar mama. Se acordar à noite dê-lhe mama, embora em teoria a criança possa descansar doze horas sem comer. Fale com o pediatra se achar que pode ter algum transtorno que o faça acordar mas, sobretudo, se o bebé comer praticamente de tudo, veja o que tem a família para jantar e aproveite o que ficar para ele. No entanto, nada de fritos nem alimentos gordos.

Também lhe interessa

Cereais de bebé: podem dar-se ao jantar? | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)