Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- O crescimento do bebé
- Reflexos do recém-nascido: o que verifica o pediatra
Reflexos do recém-nascido: o que verifica o pediatra

Neste artigo vamos explicar-lhe quais são os reflexos do recém-nascido e o que o pediatra tem em conta para avaliar o desenvolvimento do sistema nervoso.
Durante a gravidez, a criança recebeu da mamã toda a proteção e alimento de que necessitava. Com o nascimento, de repente, tem de aprender por si só a respirar, a alimentar-se, a adaptar-se a condições de vida novas para ela.
Embora o seu sistema nervoso ainda não esteja completamente desenvolvido, o recém-nascido consegue interagir com o mundo exterior e responder aos estímulos provenientes do mesmo através de uma série de reflexos neonatais, ou reflexos do recém-nascido, que lhe permitem adaptar-se imediatamente à vida.
Como tal, os reflexos do recém-nascido são respostas “inatas”, ou seja, não são aprendidas, automáticas e instintivas que dependem do mesencéfalo (uma parte do cérebro que também tem um papel relevante no desenvolvimento da visão do bebé e do ouvido) e da medula espinal.
Reflexos do recém-nascido: quais são
Vejamos com mais pormenor quais são, um a um, os reflexos do recém-nascido.
O reflexo de respiração
A primeira ação que o recém-nascido tem de realizar no momento do nascimento é respirar. Através do primeiro choro, o ar entra nos pulmões e expande-os, ativando a respiração autónoma. A partir deste momento, inicia-se a circulação coração-pulmões: a frequência cardíaca pode chagar a 180 batimentos por minuto.
O reflexo de sucção
Succionar é uma das atividades fundamentais para a sobrevivência do recém-nascido, o que lhe permite não apenas alimentar-se, como também encontrar prazer e aconchego. Este é outro dos reflexos do recém-nascido.
O reflexo de preensão
O recém-nascido tende a agarrar imediatamente qualquer objeto que se lhe ponha na mão: basta passar nele a sua mão para que, rapidamente, aperte o dedo ou o objeto que sentiu. Esta capacidade dura muito pouco tempo, embora permaneça vivo na criança o instinto de se agarrar.
O reflexo tónico do pescoço
Este reflexo do recém-nascido afeta a posição que o bebé adota quando está de barriga para baixo: o bebé roda a cabeça para o seu lado preferido e estica um braço e uma perna para esse lado, flexionando as outras extremidades.
O reflexo de Moro
Quando um estímulo repentino modifica o tónus muscular do recém-nascido ou quando o bebé, apoiado sobre a palma da mão, se solta por um instante, tem a sensação de estar a cair a adota uma posição típica: abre os braços, inclina a cabeça para trás e eleva as pernas unindo as plantas dos pés.
O reflexo de marcha automática
Seguro por baixo das axilas, enquanto toca numa superfície com os pés, o recém-nascido mexe as pernas como se tentasse andar. Estes movimentos são a “recordação” de como dava pontapés no útero materno para ter mais espaço ou mudar de posição.
(Também lhe interessa: O recém-nascido: Como é?)