Mi bebé y yo

Quando e como começa a gatinhar

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Os bebés começam a gatinhar entre os seis e os 10 meses. No entanto nem todos gatinham, alguns saltam esta parte. Neste artigo, explicamos como pode estimular o seu filho e quando se deve preocupar.

Em geral, os bebés gatinham antes de começar a andar, entre os seis e os 10 meses. No entanto, nem todos os bebés gostam de andar de gatas e alguns ignoram mesmo esta etapa, antes de aprenderem a caminhar.

Para conseguir gatinhar, o bebé deve aprender a controlar o equilíbrio, a coordenar mãos e pés, e a fortalecer os músculos das pernas para, mais tarde, aprender a andar. Não se preocupe se o seu filho não gatinha de modo convencional nesta fase, já que alguns bebés desenvolvem as suas próprias técnicas de gatinhar: deslocam-se sentados, dobrando as pernas para arrastar o rabinho, deslizam sobre a barriga com a ajuda das extremidades, etc.

Antes de começar a gatinhar, o bebé já deve ter aprendido a sentar-se sem apoio. Deve manter a cabeça erguida para ver em redor, e fortalecer os músculos dos braços, pernas e costas, que são os que permitirão colocar-se de gatas. A criança aprende de forma gradual a passar da posição sentada para a de gatas. Em geral, quando têm cerca de um ano, já gatinham na perfeição. A partir daí só lhes resta aprender a andar. É uma capacidade que adquirem de modo progressivo e que cada criança desenvolve no seu próprio momento (algumas começam a andar mais cedo que outras).

Como posso estimulá-lo a gatinhar

A melhor maneira de incentivar um bebé a gatinhar é pôr os seus brinquedos preferidos à sua frente, mas um pouco distantes, para que os vá buscar. Também pode colocar pequenos obstáculos à sua passagem, como almofadas, para que ele descubra sozinho o que fazer para os ultrapassar. Evite deixá-lo só, pode precisar da sua ajuda.

Certifique-se que escolhe um lugar sem perigos para que gatinhe livremente. Deve estar muito atenta a escadas próximas e tapar as tomadas onde ele possa meter os dedinhos. Também deve ter atenção a plantas, portas, janelas abertas, e todos os objetos ao seu alcance que possam representar perigo para o bebé.

Quando devo preocupar-me

Cada criança desenvolve as suas competências em tempos diferentes, mas, se o seu filho não mostra sinais de mobilidade aos seis meses (como virar-se ou apoiar-se nos antebraços), deve consultar o pediatra. De qualquer modo, nunca o obrigue a gatinhar e, muito menos, o repreenda  por não conseguir alcançar metas de desenvolvimento no tempo considerado “normal”.

Um jogo para o ajudar a gatinhar

Propomos-lhe um jogo para favorecer o estímulo do movimento e o gatinhar do bebé. O seu filho vai-se divertir e vai ganhar autoestima e segurança.

Idade: A partir dos seis meses.

Material: Brinquedos e objetos variados.

Local: Em casa.

Atividade: Gatinhar.

Objetivo: Exercitar os músculos dos braços e pernas, potenciar o sentido do tato e da visão.

Guiados pela sua curiosidade instintiva, os mais pequenos movem-se pela casa gatinhando e à procura de coisas novas para descobrir. Para satisfazer o desejo do seu filho de “agarrar e tocar”, espalhe pelo seu trajeto muitos objetos diferentes, sempre e desde que cumpram os requisitos de segurança (inquebráveis, sem partes extraíveis ou afiadas, e inofensivos caso sejam levados à boca). Deste modo pode estimular o seu gatinhar de uma forma muito divertida. Os objetos podem ser coloridos, macios e agradáveis ao tato, podem emitir sons, e estar escondidos dentro de caixas ou embrulhados em papel. Depois, deixe que o bebé toque, desloque e atire todos os objetos com total liberdade. A princípio, provavelmente, vai-se concentrar no objeto mais próximo mas, pouco a pouco, tentará alcançar também os mais afastados.

Também lhe interessa

Quando e como começa a gatinhar Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)