Mi bebé y yo

Descubra em que consiste a educação com respeito

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Com o ritmo tão acelerado que têm os pais hoje em dia, é muito difícil não perder a calma e são as crianças quem acaba por sofrer as consequências. Descubra a educação respeitosa, o novo método para educar os filhos com respeito e empatia!

Nos dias de hoje, o atarefado ritmo de vida que levamos faz com que, muitas vezes, os pais percam a paciência e são as crianças as mais prejudicadas pela nossa falta de paciência, pois toda a sua personalidade se constrói tendo por base a educação e o tratamento que lhes oferecemos nos primeiros anos de vida. Neste contexto, surgiu um novo método educativo que está a ter muito sucesso: o método de educação respeitosa, que lhe permitirá transformar-se na melhor amiga do seu filho. Em que consiste este método educativo?

(Também lhe interessa: O que são pais tóxicos?)

Quatro conselhos para controlar as suas emoções

Os pais que optam por uma educação com respeito controlam mais as suas emoções e utilizam a empatia como base da educação dos seus filhos. Como o seu nome indica, trata-se de educar através do respeito.

  • Perante tudo, muita calma. No trabalho, num aeroporto ou até na fila dos Correios, de certeza que se vai deparar com situações nas quais perder a paciência com as crianças seria a opção mais fácil. Não obstante, toda a gente tem ao seu alcance uma série de técnicas que nos ajudam a manter a tranquilidade e a calma: escutar a própria respiração, rir, engolir saliva, inspirar profundamente, apertar as mãos, etc. Se no escritório conseguimos manter a calma com o nosso chefe, porque não fazer o mesmo com os nossos filhos? Manter a calma vai ajudar-nos a enfrentar qualquer dilema com o nosso filho de uma forma muito mais positiva.
  • Ponha-se no seu lugar. Como dizíamos, a empatia é fundamental na educação respeitosa. Para tal, deverá tentar entender o seu filho em todos os momentos, pôr-se no seu lugar. Isto é mais fácil quando começa a seguir este comportamento a partir do momento do seu nascimento.

(Também lhe interessa: O que são pais tóxicos?)

  • Aposte no sim. Não se trata de dizer sempre que sim, mas terá de ter uma atitude positiva em relação à curiosidade do seu filho. Muitos pais respondem na negativa sempre que os seu filhos lhes pedem alguma coisa. Mas há que ter em consideração que a imaginação e a curiosidade são essenciais no desenvolvimento de uma criança. Evidentemente que haverá situações nas quais deverá negar com toda a certeza, no entanto, é aconselhável que a cada negativa se anteceda ou siga uma boa explicação da sua decisão, adaptada à idade e capacidades de cada criança.
  • Procure a solução mais justa. Além disso, na educação pelo respeito, deve sempre procurar-se uma resposta que satisfaça a todos ou que seja a mais justa para toda a gente. Na solução de cada conflito todos devem sair a ganhar. Neste sentido, tanto os pais como os filhos se deveriam esforçar para ceder em algum momento da discussão.

(Também lhe interessa: Criação com apego)

A educação mais natural

Como já explicámos, na educação respeitosa não existem truques além de manter a calma e a empatia a todo o momento. Na verdade, este modelo é muito intuitivo e, por isso, é adotado por um número crescente de pais em todo o mundo. Há, inclusivamente, muitos especialistas que asseguram que o poder de persuasão é muito maior nos pais que seguem este método, pois a criança tem tendência a, de forma natural, seguir os seus pais graças a esta empatia recíproca.

(Também lhe interessa: O cantinho para pensar: quando utilizar esta técnica)

Utilizou a educação pelo respeito com os seus filhos? Como foi a sua experiência? Conte-nos como foi!

Também lhe interessa

Descubra em que consiste a educação com respeito | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)