Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Bebés
- Compras para o bebé
- Saltador para bebés: é seguro?
Saltador para bebés: é seguro?

É benéfico para o bebé brincar num saltador? O Dr. Luis González Trapote responde às suas dúvidas sobre este brinquedo.
O que faz com que um bebé se consiga manter sentado no chão é a sua maturidade neurológica. Não o devemos forçar nem impedir. Não é habitual que um bebé de seis meses se aguente sem ajuda de pé. O que é comum, isso sim, é que se endireitem (de forma reflexa) se os agarramos pelas mãos ou pelos braços, mas tal não significa que estão preparados para o fazer.
Se se aguentar sentado no chão, o melhor e pô-lo numa mantinha (sem riscos, no caso de se mexer) ou no parque (mais seguro, mas mais limitado). Será ele, quando a sua maturidade o deixar, quem vai começar a mexer-se gatinhando ou rastejando e, um dia, irá procurar o apoio de uma cadeira ou móvel para se pôr em pé, mas não por ser forçado pelos adultos.
O saltador é mais um brinquedo que, se for de boa qualidade, não danifica as costas do bebé se este se aguenta bem sem ajuda. Tem as suas limitações, pois impede o bebé de se deixar levar pela sua curiosidade procurando chegar a um objeto que o atraia. Pode considerar-se apenas durante alguns momentos do dia.
(Também lhe interessa: Quando e como começa a gatinhar)
O que é um saltador para bebés?
O saltador para bebés é um brinquedo que consiste num assento com cordas elásticas que se fixa na ombreira de uma porta, de modo que o bebé chegue com os pés ao chão e possa dar saltos. Tal permite estimulá-lo e realizar exercício físico, o que é benéfico para o desenvolvimento da atividade corporal. O saltador mantém o bebé entretido ao mesmo tempo que o estimula, mas não se recomenda abusar dele. É, tal como os restantes brinquedos, algo que se pode usar regularmente mas sem excessos.
(Também lhe interessa: A estimulação pré-natal e o desenvolvimento do bebé)