O meu bebé
mibblogo

Cadeira auto para bebé: qual escolher?

18 maio 2022
Cadeiras auto bebé

As cadeiras de bebé para automóvel são a solução ideal para viajar com conforto e segurança. Saiba o que deve ter em conta quando escolhe a cadeira adequada para o seu filho.

Os sistemas de proteção para automóvel são indispensáveis para manter a segurança da criança, seja qual for o trajeto. Hoje explicamos-lhe quais são todos os requisitos que deve ter em conta quando escolher a cadeirinha auto mais adequada para a idade do seu filho.

Cadeiras auto para crianças

Grupo 0 (de 0 a 10kg) e Grupo 0+ (de 0 a 13Kg)

Os mais pequenos podem andar de carro de dois modos: deitadas numa alcofa de segurança ou sentadas numa cadeira auto ligeiramente inclinada.

A alcofa de segurança (grupo 0) permite que as crianças possam viajar deitadas.

  • Fixa-se no carro através dos cintos de segurança e deve ser colocada no assento de trás, em sentido transversal ao da direção. As alcofas de última geração possuem um cinto de três pontos em vez de uma só faixa, o que assegura uma proteção mais adequada. Os seus componentes permitem absorção de impacto, incluindo lateral, através de dispositivos de proteção.

A cadeira auto de bebé (ou alcofa de segurança) do grupo 0 e/ou do grupo 0+.

  • Pode ser colocada no assento da frente ou no de trás, mas sempre virada para trás. Deste modo, em caso de choque, a inércia do volume da criança é compensada pela força nas costas da cadeira, e a sua cabeça, a parte mais pesada do corpo, não corre o risco de ser sacudida e resultar em lesões da coluna vertebral. Não obstante, no caso de o carro ter airbag, a criança nunca poderá ir nos assentos da frente.
  • As cadeiras possuem um cinto de segurança com cinco pontos de fixação para a proteção do bebé, mas também podem fixar-se ao assento do automóvel através dos cintos de segurança do próprio carro. Tal como acontece com a alcofa, quando termine a viagem, pode encaixar a cadeira numa estrutura de suporte e convertê-la em carrinho. Estas cadeiras também costumam ser reclináveis, o que é útil para a criança descansar e comer.

cadeira auto bebes

Cadeirinha auto para crianças mais crescidas

Grupo 1 (de 9 a 18Kg)

  • Instala-se, preferencialmente, no centro dos assentos traseiros do automóvel, se o cinto possui três pontos de fixação, ou em caso contrário, nos lados dos assentos de trás. Algumas cadeiras deste grupo também podem ser colocadas no assento da frente, desde que o airbag esteja fora de funcionamento.
  • As cadeiras do grupo 1, normalmente são colocadas viradas para a frente, embora também existam modelos que se instalem virados para trás. A criança mantém-se segura na cadeira através de um cinto de cinco pontos: duas faixas passam por cima dos ombros, outras duas por cima das ancas e uma entre as pernas. Além disso, esta cadeira também pode fixa-se no assento do automóvel com os cintos de segurança do mesmo.

cadeiras auto bebe contramarcha


Grupo 2 e Grupo 3 (de 15 a 36Kg)

  • Neste grupo incluem-se as cadeiras auto e os assentos de elevação anatómicos (de preferência com costas) que, ao ser colocados no assento do carro, permitem às crianças mais velhas atingir a altura necessária para usar o cinto de segurança do carro. Este tipo de assento de elevação infantil modifica a trajetória do cinto para que, em caso de acidente, o pescoço da criança não sofra lesões.

cadeiras auto criancas grandes

Sistemas combinados de retenção para crianças

  • No mercado, existem bancos de automóveis que combinam diferentes grupos e categorias, permitindo a sua utilização durante um período de tempo mais longo. Por exemplo, existem dispositivos que cobrem todas as fases de utilização e podem ser utilizados desde o nascimento até aos 12 anos de idade. Este tipo de cadeira adapta-se a cada fase do desenvolvimento da criança através da utilização de almofadas elevadoras ou de suportes para as crianças mais pequenas, da reclinação da cadeira ou do ajuste do apoio de cabeça, que pode ser ajustado a diferentes posições de altura à medida que a criança cresce.
  • Existem também cadeiras voltadas para trás que podem ser utilizadas desde o nascimento até cerca dos 6 anos de idade, ou dispositivos para crianças de 9 a 36 kg ou 76 a 150 cm (até 12 anos), que se destinam a ser utilizadas após a alcofa ou porta-bebés.

O que verificar ao comprar um banco de automóvel?

  • Escolha a cadeira auto de acordo com o peso e altura do seu bebé. É importante que a cabeça do seu filho não saia do encosto. Além disso, o tamanho da cadeira auto deve ser apropriado: não deve ser demasiado estreita, mas não deve ser tão grande que a criança "dance" nela. Alguns modelos incluem uma almofada elevatória para os mais pequenos.
  • Verifique se o sistema de retenção é compatível com o seu carro. Se o for, instale-o sempre de acordo com as instruções do fabricante.
  • O arnês de retenção deve ser facilmente ajustável para se adaptar à construção do bebé, e deve ter elementos de absorção de choques para reduzir as consequências em caso de impacto frontal. Durante a utilização, certificar-se de que o bebé é tensionado o mais apertado possível, a fim de o reter correctamente.
  • O encosto de cabeça deve ser almofadado e, no caso de bancos multigrupo, ajustável em altura para se adaptar ao crescimento da criança. Alguns assentos também podem ser ajustáveis em largura.
  • O assento e o encosto devem ser anatomicamente moldados e ter reforços laterais para uma maior protecção em caso de impacto.
  • O assento deve ser rápido e fácil de fixar aos assentos dos automóveis. As fixações ISOfix facilitam a instalação do assento, reduzem possíveis erros de montagem e proporcionam estabilidade adicional. No entanto, se tiver dúvidas sobre a instalação, deve perguntar ao seu revendedor.
  • As cadeiras auto de base rotativa permitem-lhe mudar facilmente a orientação do seu filho e transportá-lo na posição voltada para trás (a posição mais recomendada até aos quatro anos de idade) ou na posição voltada para a frente. Além disso, a sua posição giratória de 90 graus facilita o posicionamento do bebé na cadeira auto.

cadeiras auto instalacao

Qual é o assento de automóvel mais seguro?

A cadeira auto mais segura para o seu bebé é aquela que é escolhida e utilizada da forma correcta. Para tal, devem ser seguidas as seguintes dicas de utilização:

  • Utilizar uma cadeira auto adaptada ao tamanho e peso da criança, de modo a garantir a máxima protecção.
  • Colocar a criança virada para trás até pelo menos 15 meses, de acordo com a norma i-Size, embora, se possível, prolongá-la até quatro anos de idade ou mais: esta posição reduz o risco de ferimentos graves em caso de acidente.
  • Instalar sempre o banco do automóvel no veículo de acordo com as instruções do fabricante: o sistema de retenção não deve mover-se de um lado para o outro ou da frente para as costas durante a utilização. Se necessário, peça ao retalhista para lhe mostrar como instalar o sistema de retenção no seu próprio veículo.
  • O arnês ou cinto de segurança deve ser devidamente apertado: deve ser apertado ao máximo, para eliminar qualquer folga desnecessária.
  • Se houver espaço suficiente no carro, recomenda-se que se instale o banco no meio dos bancos traseiros, para evitar os efeitos de um impacto lateral ou frontal.
  • Nunca colocar um banco de automóvel à frente de um airbag frontal, a menos que esteja desactivado. Também não colocar a criança no banco do passageiro da frente: isto é considerado uma infracção grave nos termos do Regulamento Geral de Trânsito Rodoviário.
  • Adaptar o sistema de retenção para crianças ao crescimento progressivo da criança: ajustar o curso do arnês, a altura do apoio de cabeça, etc.
  • No caso de bancos elevatórios com encosto, verificar se o cinto de segurança está correctamente ajustado: deve passar sobre a clavícula, sobre o ombro, sem tocar no pescoço, e o mais baixo possível, sobre as ancas e nunca sobre o estômago.
  • Se viajar com mais do que uma criança no veículo, não se esqueça de os proteger a todos, de acordo com os sistemas mais óptimos e mais seguros para cada um deles.
  • É aconselhável substituir um banco de automóvel que tenha sido atingido a uma velocidade superior a 15 quilómetros por hora, uma vez que não há forma de verificar a sua integridade. Também não se recomenda a reutilização de assentos de automóvel, pois não podemos ter a certeza de que estejam em bom estado.

cadeiras auto cinto

O que diz a lei sobre as cadeiras auto para bebé

  • As cadeiras devem ser homologadas, ou seja, devem ter passado por uma série de testes que garantam a sua credibilidade e resistência. A normativa mais recente, que estabelece como devem ser estas cadeiras de segurança, é a ECE R44/04.
  • Por outro lado, o Código da Estrada, no seu artigo 55º, especifica que “as crianças com menos de 12 anos de idade transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, desde que tenham altura inferior a 135 cm, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso”.
  • Segundo informação técnica da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária “O Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, aprovado pela Portaria n.º 311-A/2005, de 24 de Março, prevê no n.º 1 do artigo 9.º que as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 135 cm de altura que excedam 36 kg de peso devem utilizar o cinto de segurança e dispositivo elevatório que permita a utilização do cinto em condições de segurança.
  • Este dispositivo elevatório não é um SRC [sistema de retenção de crianças] nos termos do disposto do no art.º 7.º do citado Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, não existindo requisitos técnicos para sua aprovação e consequente utilização.”
  • Ainda que, “havendo necessidade de transportar 3 crianças com menos de 12 anos e menos de 135 cm, e existindo de facto impossibilidade prática de colocar 3 SRC no banco traseiro, pode, uma das crianças – a de maior estatura e desde que tenha mais de 3 anos- ser transportada utilizando SRC, no banco dianteiro destinado ao passageiro”.

O que são as cadeiras de automóvel dos Grupos 1, 2 e 3?

Como já mencionámos, um dos dois regulamentos que regem a utilização de sistemas de retenção para crianças no automóvel é o R44/04, que classifica as cadeiras auto de acordo com o peso da criança, estabelecendo uma série de Grupos.

  • Quando pode ser utilizado um lugar do Grupo 1? Este grupo inclui dispositivos de segurança destinados a crianças com peso entre 9 e 18 quilos.
  • Quando pode ser utilizado uma cadeira do Grupo 2? Este grupo inclui cadeiras auto concebidas para crianças com peso entre 15 e 25 quilos.
  • Quando pode ser utilizada uma cadeira auto do Grupo 3? Isto inclui cadeiras de automóvel para crianças com peso entre 22 e 36 quilos.

Deve ter-se em conta que existem bancos de automóvel num destes grupos ou que podem ser utilizados em dois outros grupos.

No entanto, este tipo de classificação, estabelecida pelo regulamento R44/04, está agora praticamente obsoleto e foi substituído pelo UN R129 ou i-Size, que entrou em vigor em Julho de 2013 e que classifica os assentos dos automóveis de acordo com a altura da criança.

Quando é que as crianças podem utilizar bancos elevatórios?

Os bancos anatómicos para automóveis e os bancos elevatórios são também conhecidos como boosters. Estes dispositivos são colocados na cadeira auto e permitem às crianças mais velhas alcançar a altura necessária para utilizar o cinto de segurança do automóvel.

Por sua vez, o banco elevatório é fixado ao banco do veículo por meio de fixações que cabem nos pontos de fixação ISOfix do automóvel ou, se o veículo não tiver ISOfix, com o cinto de segurança do automóvel.

Os impulsionadores com encosto são aprovados para crianças:

  • Pesando entre 15 e 36 quilos.
  • Ou para crianças entre 100 e 150 cm de altura.
  • Este peso e altura correspondem geralmente a crianças entre os quatro e os doze anos de idade.

Qual é a melhor cadeira auto para bebé ou as melhores marcas de cadeiras auto?

A melhor cadeira auto é a que melhor se adapta a cada família e às suas necessidades, pois existem muitos modelos diferentes, dependendo se queremos uma alcofa de segurança para os primeiros meses do bebé ou um porta-bebé, ou se queremos uma cadeira auto para bebés e crianças pequenas que permita uma utilização prolongada, ou se estamos à procura de uma cadeira auto para crianças mais velhas.

Por esta razão, o ideal a fazer é deixarmo-nos guiar pela opinião e experiência de outras mães e pais sobre a cadeira auto que utilizaram para o seu bebé.

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.

Também lhe interessa…