Mi bebé y yo

Isofix: o que é exactamente?

( 9 votos) load
facebook twitter whatsapp

Precisa de comprar uma cadeira auto para o seu bebé e não conhece o sistema Isofix? Sabia que graças a este sistema, a instalação da cadeira no seu carro é muito mais fácil? Explicamos-lhe tudo neste artigo.

Atualmente todos os veículos novos estão equipados com o sistema de fixação de segurança Isofix, concebido para instalar cadeiras auto, que também estejam preparadas para este sistema. O sistema Isofix possui dois pontos de fixação rígida, aparafusados ou soldados na carroçaria do veículo, e dois dispositivos de encaixe na cadeira infantil. A cadeira auto é fixada no carro e substitui o uso do cinto de segurança. Trata-se de um sistema prático e seguro, pois evita os possíveis erros de instalação.

No entanto, a 26 de fevereiro de 2004, entrou em vigor a norma Isofix, que define um modelo Isofix normalizado e constituído por três pontos de fixação: os dois pontos de fixação rígida, e um terceiro, um dispositivo anti rotação, que reduz a deslocação da cabeça em caso de impacto. Este terceiro ponto de fixação anti rotação pode ser de dois tipos:

- O top tether, um ponto de fixação superior, situado atrás das costas da cadeira, que permite prender um cinto e evita que a cadeira tombe para a frente em caso de impacto. Este dispositivo deve ser utilizado com os sistemas de retenção infantil universais, homologados para a maioria dos veículos.

- O pé de apoio fixa-se à placa do chão do veículo, e mantém a distância entre o chão e a base da cadeira. Este dispositivo pode ser utilizado com os sistemas de retenção semi-universais, que só estão homologados para determinados veículos. A cadeira deve vir acompanhada com uma lista detalhada dos modelos de carro compatíveis.

- Sistema interno anti rotação. Este dispositivo cumpre os parâmetros específicos de homologação, que exige uma prova física do impacto da cadeira auto para cada marca e modelo de carro onde se pretende instalar. A cadeira deve vir acompanhada de uma lista completa dos veículos compatíveis.

(Também lhe interessa: Guia de cadeiras auto)

(Também lhe interessa: Carrinhos de bebé: os critérios para escolher)

Também lhe interessa

Isofix: o que é exactamente? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)