Mi bebé y yo

O que é um “Baby Shower”

( 1 voto) load
facebook twitter whatsapp

Geralmente, o nascimento de um bebé é um acontecimento importante, tanto no meio familiar como no das amizades ou entre colegas de trabalho. Tal como as despedidas de solteiros, também o nascimento de um bebé tem a sua festa especial.

Baby shower ou Chá de Bebé é a festa de nascimento, ou festa do bebé, chamada também por festa pré-mamã ou pré-papá. Trata-se de uma festa em que se celebra o recente, ou futuro, nascimento do bebé e na qual se oferecem presentes aos pais.

Supõe-se que o termo shower se emprega porque a mãe, ou futura mamã, é “inundada de prendas”, seguindo um costume vitoriano para as despedidas de solteira, nas quais os presentes se colocavam num guarda-chuva que, ao abrir, banhava a noiva com presentes.

(Também lhe interessa: Prendas para os pais)

História do “Baby Shower” ou Chá de Bebé

A origem do baby shower encontra-se numa celebração que se fazia para o primeiro filho da família e era dirigida às mulheres. Na festa, as mulheres partilhavam experiências e sabedoria de mães. Atualmente, no entanto, os Baby Showers celebram-se no nascimento de cada filho e não apenas no primogénito, inclusive no caso de filhos adotados. Também há mulheres que fazem vários Baby Showers para cada filho: um com a família, outro com os amigos e outro com os colegas de trabalho.

Dado que ideia central da festa é a oferta de prendas, não se considera de bom tom que esta seja organizada por um membro da família, pelo que se delega essa função num amigo íntimo. Não obstante, este costume é diferente consoante a região e cultura, e em alguns lugares a tradição é que esta festa seja organizada por uma mulher da família, geralmente a avó do bebé.

(Também lhe interessa: Enxoval de bebé: a lista imprescindível)

O que se faz num Baby Shower: ideias e curiosidades para o chá de bebé

A festa do Chá de Bebé, que se pode celebrar antes ou depois do nascimento do bebé, inclui uma refeição volante e podem organizar-se diferentes atividades. Embora inicialmente a festa fosse apenas para mulheres, também se oganizam Baby Showers para homens, dirigidos ao pai, onde se vêem programas desportivos, jogam-se videojogos ou se veem vídeos relacionados com a paternidade. Os convidados levam prendas, tais como fraldas, roupa para o bebé, mantas, biberões ou brinquedos, sendo uma das mais frequentes o bolo de fraldas.

(Também lhe interessa: As melhores prendas para recém-nascidos)

A festa do Baby Shower celebra-se em todo o mundo. Por exemplo, na China tem lugar um mês depois do bebé ter nascido, e festeja-se a sua sobrevivência dado que, no passado, a taxa de mortalidade infantil era muito elevada. No Irão, celebra-se entre um e três meses antes do parto para que os pais tenham tudo o que é necessário para cuidar do bebé.

Outras celebrações relacionadas com esta são o Diaper Shower, dirigido aos filhos não primogénitos, a Grandma’s Shower, uma festa em que se levam presentes para os avós, ou a Sprinkles, a festa que se faz quando o sexo do bebé é diferente do anterior.

Também lhe interessa

O que é um “Baby Shower” | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)