40 semanas de gravidez

40 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR
Semana 40 Semana 40

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 40 SEMANAs DE GRAVIDEZ

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NAs 40 SEMANAs DE GRAVIDEZ

Explicamos-te como evolui o teu corpo com 40 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.

O tamanho do seu bebé esta semana
O tamanho do seu bebé
Melancia
arrow arrow
Melancia

Já estás de 40 semanas de gravidez! Se o bebé ainda não nasceu, não vai demorar muito para enfrentar a vida. A maravilhosa viagem no ventre materno terminou.

A semana 40 marca oficialmente o fim da gravidez. Enquanto os nervos e a impaciência continuam a apoderar-se de ti, o teu corpo continua a preparar-se para o momento do parto.

Agora, o cordão umbilical tem quase o mesmo comprimento do bebé.

40 semanas infografia

Gravidez de 40 semanas

Os ossos do crânio estão separados por membranas que permitem que se desloquem, para que a sua cabeça passe no canal de parto.

O resto do seu esqueleto foi endurecendo durante toda a gravidez através do processo de ossificação.

No entanto, as extremidades dos ossos mais longos e as pontas dos dedos das mãos e pés continuam a ser de cartilagem, algo que é necessário para que possam continuar a crescer à medida que a criança se desenvolve.

Na 40ª semana de gravidez, e apesar do estômago do bebé já estar completamente desenvolvido, os seus níveis baixos de ácido farão com que, durante os primeiros meses, apenas possa ingerir leite.

Após o nascimento, o conteúdo de ácido no estômago aumenta rapidamente em apenas 24 horas, embora não alcance níveis adultos até aos três meses.

Idade do feto: 38 semanas

Parabéns! Já és mamã ou estás quase a sê-lo! Nunca mais serás a mesma, serás infinitamente mais rica e melhor. A partir de agora, poderás acompanhar o crescimento e desenvolvimento do teu filho com a nossa Agenda de Crescimento. Estamos à tua espera!

O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 40.

Se ainda não nasceu está quase. Preparada para veres o teu bebé? Por agora será assim.

ecografia bebe semana 40ok

Ecografia de 40 semanas

O que muda no teu corpo nas 40 semanas de gravidez

O QUE MUDA NO TEU CORPO NAS 40 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
O que muda no teu corpo nas 40 semanas de gravidez

Às 40 semanas de gravidez, o teu corpo está mais do que preparado para dar à liz.

Deves estar atenta a qualquer sinal que te envie e aos movimentos cada vez mais limitados do teu bebé.

Em breve, quando começar o parto, as membranas do saco amniótico rompem-se e soltas o líquido que até agora protegia o bebé.

Pouco depois do nascimento, mais contrações separarão a placenta da parece do útero.

Deves ter em consideração que, embora exista uma data prevista para o parto, apenas 5% dos bebés nasce em torno a esta data. Dos 95% restantes, 25% adianta-se e 75% atrasa-se até duas semanas mais.

De facto, até às 42 semanas de gravidez, uma equipa médica não considerará um atraso. Dependentemente da política hospitalar, entre a semana 41 e 42 de gravidez o parto pode ser induzido.

Nesta semana, os teus medos e inseguranças agudizam-se, algo completamente normal dada a inércia que todos tempos a temer pelos demais.

Deixa-te levar pelo teu instinto: quando tiveres o bebé nos teus braços, de certeza que vais entrar na situação e serás capaz de responder aos seus pedidos.

Podes sentir-te apreensiva em relação ao parto, mas deves ter em conta que a maior parte dos partos se desenrola de uma forma normal e que a maioria dos bebés são saudáveis.

A duração do parto, desde o início da dilatação até ao nascimento, varia de uma mulher para outra. Quando se trata do primeiro filho, os tecidos são mais resistentes, pelo que se necessitará de mais tempo e força para que o colo do útero se dilate.

No seu primeiro parto, a mulher tem um período de dilatação de 12.14 horas, um período de expulsão (o bebé entra no canal de parto) de 1-2 horas e um de expulsão secundária (placenta) de 15-30 minutos.

Por outro lado, nas gravidezes seguidas, o período de dilatação é de 6-8 horas; o de expulsão 30-60 minutos e o das secundinas de 10-29 minutos.

 

Conselhos e bem-estar nas 40 semanas de gravidez

CONSELHOS E BEM-ESTAR NAS 40 SEMANAS DE GRAVIDEZ DE GRAVIDEZ
Conselhos e bem-estar nas 40 semanas de gravidez

Se te programaram uma cesariana, o mais provável é que a façam no início desta semana para evitar que o parto se desencadeie de forma inesperada.

Vale a pena que nestes dias tu e o pai revejam o plano de parto traçado no início da gravidez: é possível que tenham mudado de ideias em algum aspeto e um dos dois – provavelmente o pai – tenha que o comunicar ao obstetra durante o parto.

Uma vez chegada ao termo, há algumas técnicas que se acredita ajudarem os processos naturais do corpo, ativando de alguma forma o parto.

É o caso de praticar sexo, já que as prostaglandinas do esperma podem estimular o +útero, ou a estimulação dos mamilos – durante o sexo ou por si só -, o qual pode libertar oxitocina, vinculada às contrações e maturação do colo do útero.

Caminhar e fazer exercício também pode ajudar.

…..

checkA reta final esgota-te? Repara nos benefícios do parto a termo…

Sim, és esgotante! No entanto, o facto de que o bebé nasça a termo, entre a semana 38 e a 40, é ideal. Explicamos porquê.

Descobre os benefícios do parto a termo!

checkAchas que te podes confundir com os sintomas de parto?

Não, não o farás, vais detetá-los rapidamente. Mas se tens dúvidas, lê aqui.

Tudo sobre os sintomas de parto!

checkSe não tens a certeza de como se faz força durante o parto…

O obstetra vai dizer-te como agir em cada momento, mas vais saber a cada momento o que fazer. Duvidas? Podes ler isto.

Descobre como se faz força no parto!

checkLogo depois de nascer…

Sabes quais são os exames que se realizam para verificar a saúde e bem-estar do recém-nascido? Contamos-te aqui.

Descobre em que consiste o screening neonatal!

Receba, a cada semana, a evolução da sua gravidez

Siga a evolução da sua gravidez
Semana a semana!

Também lhe interessa

Temas relacionados