Semana01
Semana02
Semana03
Semana04
Semana05
Semana06
Semana07
Semana08
Semana09
Semana10
Semana11
Semana12
Semana13
Semana14
Semana15
Semana16
Semana17
Semana18
Semana19
Semana20
Semana21
Semana22
Semana23
Semana24
Semana25
Semana26
Semana27
Semana28
Semana29
Semana30
Semana31
Semana32
Semana33
Semana34
Semana35
Semana36
Semana37
Semana38
Semana39
Semana40
- O Meu Bebé
- A gravidez semana a semana
- 40 semanas de gravidez
O meu bebé

40 semanas de gravidez
40 semanas
De Gravidez
PATROCINADO POR

Compartilhar
Temas neste artigo
Crescimento e desenvolvimento nas 40 semanas de gravidez
Explicamos-te como evolui o teu corpo com 40 semanas de gravidez e como vai crescendo o teu bebé. Ajudaremos a esclarecer todas as tuas dúvidas.
O tamanho do seu bebé esta semana


Melancia
Já estás de 40 semanas de gravidez! Se o bebé ainda não nasceu, não vai demorar muito para enfrentar a vida. A maravilhosa viagem no ventre materno terminou.
A semana 40 marca oficialmente o fim da gravidez. Enquanto os nervos e a impaciência continuam a apoderar-se de ti, o teu corpo continua a preparar-se para o momento do parto.
Agora, o cordão umbilical tem quase o mesmo comprimento do bebé.
Gravidez de 40 semanas
Os ossos do crânio estão separados por membranas que permitem que se desloquem, para que a sua cabeça passe no canal de parto.
O resto do seu esqueleto foi endurecendo durante toda a gravidez através do processo de ossificação.
No entanto, as extremidades dos ossos mais longos e as pontas dos dedos das mãos e pés continuam a ser de cartilagem, algo que é necessário para que possam continuar a crescer à medida que a criança se desenvolve.
Na 40ª semana de gravidez, e apesar do estômago do bebé já estar completamente desenvolvido, os seus níveis baixos de ácido farão com que, durante os primeiros meses, apenas possa ingerir leite.
Após o nascimento, o conteúdo de ácido no estômago aumenta rapidamente em apenas 24 horas, embora não alcance níveis adultos até aos três meses.
Idade do feto: 38 semanas
Parabéns! Já és mamã ou estás quase a sê-lo! Nunca mais serás a mesma, serás infinitamente mais rica e melhor. A partir de agora, poderás acompanhar o crescimento e desenvolvimento do teu filho com a nossa Agenda de Crescimento. Estamos à tua espera!
O bebé na ecografia: imagens e vídeo, semana 40.
Se ainda não nasceu está quase. Preparada para veres o teu bebé? Por agora será assim.
Ecografia de 40 semanas
O que muda no teu corpo nas 40 semanas de gravidez
Às 40 semanas de gravidez, o teu corpo está mais do que preparado para dar à luz.
Deves estar atenta a qualquer sinal que te envie e aos movimentos cada vez mais limitados do teu bebé.
Em breve, quando começar o parto, as membranas do saco amniótico rompem-se e soltas o líquido que até agora protegia o bebé.
Pouco depois do nascimento, mais contrações separarão a placenta da parede do útero.
Deves ter em consideração que, embora exista uma data prevista para o parto, apenas 5% dos bebés nasce em torno a esta data. Dos 95% restantes, 25% adianta-se e 75% atrasa-se até duas semanas mais.
De facto, até às 42 semanas de gravidez, uma equipa médica não considerará um atraso. Dependentemente da política hospitalar, entre a semana 41 e 42 de gravidez o parto pode ser induzido.
Nesta semana, os teus medos e inseguranças agudizam-se, algo completamente normal dada a inércia que todos temos a temer pelos demais.
Deixa-te levar pelo teu instinto: quando tiveres o bebé nos teus braços, de certeza que vais entrar na situação e serás capaz de responder aos seus pedidos.
Podes sentir-te apreensiva em relação ao parto, mas deves ter em conta que a maior parte dos partos se desenrola de uma forma normal e que a maioria dos bebés são saudáveis.
A duração do parto, desde o início da dilatação até ao nascimento, varia de uma mulher para outra. Quando se trata do primeiro filho, os tecidos são mais resistentes, pelo que se necessitará de mais tempo e força para que o colo do útero se dilate.
No seu primeiro parto, a mulher tem um período de dilatação de 12.14 horas, um período de expulsão (o bebé entra no canal de parto) de 1-2 horas e um de expulsão secundária (placenta) de 15-30 minutos.
Por outro lado, nas gravidezes seguidas, o período de dilatação é de 6-8 horas; o de expulsão 30-60 minutos e o de expulsão secundária de 10-29 minutos.
Conselhos e bem-estar nas 40 semanas de gravidez
Se te programaram uma cesariana, o mais provável é que a façam no início desta semana para evitar que o parto se desencadeie de forma inesperada.
Vale a pena que nestes dias tu e o pai revejam o plano de parto traçado no início da gravidez: é possível que tenham mudado de ideias em algum aspeto e um dos dois – provavelmente o pai – tenha que o comunicar ao obstetra durante o parto.
Uma vez chegada ao termo, há algumas técnicas que se acredita ajudarem os processos naturais do corpo, ativando de alguma forma o parto.
É o caso de praticar sexo, já que as prostaglandinas do esperma podem estimular o útero, ou a estimulação dos mamilos – durante o sexo ou por si só -, o qual pode libertar oxitocina, vinculada às contrações e maturação do colo do útero.
Caminhar e fazer exercício também pode ajudar.
…..
A reta final esgota-te? Repara nos benefícios do parto a termo…
Sim, és esgotante! No entanto, o facto de que o bebé nasça a termo, entre a semana 38 e a 40, é ideal. Explicamos porquê.
Descobre os benefícios do parto a termo!
Achas que te podes confundir com os sintomas de parto?
Não, não o farás, vais detetá-los rapidamente. Mas se tens dúvidas, lê aqui.
Tudo sobre os sintomas de parto!
Se não tens a certeza de como se faz força durante o parto…
O obstetra vai dizer-te como agir em cada momento, mas vais saber a cada momento o que fazer. Duvidas? Podes ler isto.
Descobre como se faz força no parto!
Logo depois de nascer…
Sabes quais são os exames que se realizam para verificar a saúde e bem-estar do recém-nascido? Contamos-te aqui.

REDATORA EM O MEU BEBÉ. Especializada em gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Gravidez.