Mi bebé y yo

Um parto cantado

( 5 votos) load
facebook twitter whatsapp

O uso da voz tem influência na nossa mente e no nosso corpo, e pode ajudar a futura mãe a dar à luz com uma maior serenidade, reduzindo a ansiedade e a dor. Neste vídeo poderá ver um parto… cantado!

O som, a música e o canto facilitam a introspeção e propiciam o equilíbrio entre corpo e mente. Inclusive, o hábito de cantar durante o parto é muito antigo e bastante comum em diversas culturas da Ásia e de África.

Quais os efeitos de cantar no parto?

- A nível físico, através do canto, a futura mãe aprende a controlar o diafragma, a fina membrana muscular colada às paredes internas do tórax que separa os pulmões dos órgãos do abdómen, e que, durante o parto, exerce pressão sobre o útero. Os músculos do períneo e do pavimento pélvico, se estão contraídos, podem impedir a expulsão do bebé durante o parto. Para que isto não aconteça, a mãe pode modular o tom da sua voz e relaxar os músculos do períneo e do pavimento pélvico mais facilmente, mediante um simples ato reflexo.

- A nível psíquico, a música e o canto exercem um efeito relaxante, aliviam a tensão e atenuam o medo e a ansiedade.

Também ajudam a adquirir maior consciência e autoconfiança. Durante o parto, a modulação rítmica de um som ajuda a mãe a concentrar a sua atenção naquilo que está a fazer, ou seja, em fazer força, e a não se deixar distrair nem confundir pela dor. Cantar também exerce uma ação analgésica no momento do parto, uma vez que facilita a libertação de endorfinas, substâncias produzidas pelo organismo para controlar a dor. Diversos estudos demonstram que dar à luz cantando reduz a duração média do parto, já que as vibrações da voz que se transmitem ao abdómen atuam sobre os terminais nervosos e atenuam a perceção da dor.

Em seguida, propomos que veja este vídeo surpreendente, em que a mãe dá à luz, com o seu companheiro e com a ajuda da parteira, cantando.

Também lhe interessa

Partos naturais: um parto cantado Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)