Mi bebé y yo

Tudo a postos antes de dar à luz!

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

As últimas semanas antes de dar à luz são um momento de tranquilidade, ideal para deixar preparados os pormenores finais antes da chegada do bebé. Neste artigo vamos dizer-lhe tudo o que tem de ter em conta antes da chegada do seu bebé.

As semanas antes de dar à luz costumam ser de dias tranquilos nos quais terá tempo de sobra para tratar dos últimos detalhes para a chegada do bebé e também para evitar imprevistos de última hora.

Uma das coisas mais importantes a ter em conta é ter preparada a mala da maternidade. O aconselhável, e havendo sempre a possibilidade de o bebé chegar antes do tempo, é ter a mala preparada a partir do sétimo mês. Nela deverá levar fraldas, alguns bodies para o bebé, um gorro de algodão e alguma roupa, chupetas, no caso de achar que é necessário, e alguns cremes para a sua pele. Na sua não se esqueça de levar camisas de dormir abertas pela frente, pantufas, cuecas descartáveis, dois soutiens de amamentação e discos absorventes. No entanto, além da mala de maternidade, há mais algumas coisas que deverá ter em conta.

Coisas importantes antes de dar à luz

  1. Ter em conta o plano de parto. Através de um documento remetido ao hospital ou maternidade é possível escolher um plano de parto adequado a cada mamã. Os profissionais de saúde são obrigados a respeitar certas decisões, como a posição na qual se vai dar à luz.

  1. Rever as respirações. É importante estar bem informada acerca dos tipos de respiração mais apropriados para cada fase do parto. Se as conhece, reveja-as. Vão ajudá-la a diminuir a dor e a relaxar-se ao dar à luz.

  2. Ter pronto o quarto do bebé. Se ainda não tem pronto o seu quarto, é um bom momento para pôr mãos à obra: o berço, o trocador, cores agradáveis, luz ténue… Uma cadeira ou sofá para a amamentação poderá ser muito confortável nos primeiros meses.

  3. Praticar os exercícios de Kegel. Treinar e tonificar o músculo perineal torna possível aumentar a elasticidade do períneo, o que será uma ajuda importante no momento do parto. Uma forma simples de os praticar é contraindo os músculos perineais, como se quisesse aguentar o xixi durante cinco minutos, repetindo várias vezes.

  4. Deixar comida preparada. Quando o bebé chegar a casa, toda a atenção vai ser centrada nele, pelo que pode ser uma grande ajuda, perto da data prevista para o parto, deixar comida preparada no congelador para ter menos trabalho ao regressar a casa com o recém-nascido.

  5. Ter bem claro que estará na sala de parto. O pai costuma ser o escolhido para acompanhar a futura mamã no momento de dar à luz, mas nem sempre é assim. Vá pensando em quem é a pessoa de confiança que a vai acompanhar neste grande momento.

  6. Informe-se sobre os seus direitos. Depois de dar à luz tem 16 semanas de baixa maternal, mas também tem direito a tirar duas horas diárias de amamentação materna quando volta ao trabalho. Além disso, o pai também tem direito a uma baixa de paternidade.

Também lhe interessa

Tudo a postos antes de dar à luz! | O meu bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)