O meu bebé
mibblogo

Cabelo grisalho nos homens: 10 coisas que você precisa de saber!

15 novembro 2022

Cabelos brancos? Não entrem em pânico, não envelhecem todos de uma só vez! Entre os 26 e 30 anos de idade, é normal começar a ver cabelo branco. A sua precocidade e abundância dependem de vários factores, tanto genéticos como de estilo de vida, por isso aqui está como preveni-los e escondê-los!

Está na casa dos 30 anos e já tem alguns cabelos brancos? Nas patilhas, barba...? Não se preocupe, é normal! Tal como na alopecia, alguns homens começam a mostrar cabelos grisalhos muito cedo, mesmo antes dos 25 anos de idade. Mas isto não é o mais comum.

O que queremos dizer com cabelo grisalho? Obviamente, é o cabelo branco que está associado a uma condição principal: o processo de envelhecimento.

Porque aparecem os cabelos brancos? Muito simples: o cabelo é composto, entre outros elementos, de um pigmento que lhe dá a sua cor: a melanina. Dependendo do tipo de melanina que a genética nos tenha dado, teremos cabelo preto, castanho, louro ou ruivo. Quando atingimos uma certa idade, não antes dos 26 anos, alguns cabelos perdem normalmente a sua cor pigmentar e ficam brancos.

Vamos descobrir mais sobre este fenómeno, que está mais relacionado com a idade do que com a sabedoria. Aqui estão as respostas às 10 perguntas mais frequentes sobre cabelos brancos nos homens!

hombre grisalho sofa

Quando é que começam a aparecer?

A partir dos 26 anos de idade, começamos a envelhecer. Soa muito, não soa? No entanto, não o vamos notar tão cedo, mas alguns anos mais tarde, mais ou menos dependendo da nossa genética e, claro, do nosso estilo de vida. Principalmente a nossa dieta, embora outros factores também desempenhem um papel, tais como certas doenças, tomar certos medicamentos, etc.

Embora antes dos 30 anos de idade, os cabelos brancos dificilmente serão notados, é bem possível que já tenhamos alguns cabelos brancos entre a cor espessa. Entre 30 e 40 anos é a idade em que a maioria das pessoas começa a notar o aparecimento dos seus primeiros pêlos cinzentos, embora factores como o sexo, a raça e outros factores façam a diferença.

São mais propensos a aparecer devido ao stress?

Em geral, isto é um mito, e o stress não é necessariamente a causa do cabelo grisalho. No entanto, se o cabelo grisalho aparecer repentina e rapidamente, pode ter algo a ver com ele. Estudos recentes na Universidade de Harvard nos Estados Unidos mostraram que o cabelo que fica branco rapidamente pode estar relacionado com stress prolongado.

A equipa, constituída por neurologistas, culpa o sistema nervoso simpático pelo início súbito ou rápido do cabelo grisalho. Parece que os episódios de stress intenso e prolongado deixariam os folículos capilares sem melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação capilar. Isto pode muito bem explicar a ligação entre o stress e o aparecimento de cabelos brancos.

Se arrancar um cabelo grisalho, "receberá sete"?

Não, esta é uma lenda profundamente enraizada na cultura popular. Não é verdade que se arrancarmos um cabelo grisalho, teremos mais. Contudo, deve estar ciente de que não deve arrancar voluntariamente o cabelo da sua cabeça, quer seja preto ou branco: pode causar trauma no folículo capilar, o que pode impedir que outro cabelo cresça ali.

A razão para este ditado é que, uma vez que os cabelos brancos são mais visíveis, destacam-se mais entre os "negros", e o seu número estará sempre a aumentar; eles estarão cada vez mais presentes no nosso cabelo assim que começarem a crescer. No entanto, se os depenamos ou não é irrelevante, pois obteremos os mesmos, quer os depenemos ou não.

Será que afectam homens e mulheres da mesma forma?

Em geral, tendem a aparecer mais cedo nas mulheres do que nos homens. Claro que se trata de uma generalidade, pois já vimos que factores como a raça, stress, dieta, etc. também desempenham um papel.


Se tiveres cabelo grisalho, não ficarás careca?

Não, este é outro mito popular sobre o cabelo. O ditado popular "se ficares cinzento, não ficarás careca" não tem base científica. O cabelo cinzento é mais grosso e mais forte do que o cabelo da cor original, mas isto não significa que não cairá, se for necessário.

Mais uma vez, a genética determina a nossa tendência para a alopecia, tanto nos homens (especialmente) como (cada vez mais frequentemente) nas mulheres. Por outras palavras, se tiver de ficar careca, ficará, quer fique cinzento quando é jovem ou não.

pintar cabelo homem

Afecta todas as raças e cores do pêlo por igual?

Não, a raça determina o aparecimento precoce do cabelo grisalho. Sem ir mais longe, a raça branca é a mais afectada pelo aparecimento de cabelos brancos numa idade precoce, seguida da raça asiática e, por último, da raça negra, que é a mais recente a ver cabelos brancos em geral (não aparece normalmente até aos 45-50 anos de idade).

Em termos de cor do cabelo, o cabelo preto, castanho e louro fica mais ou menos cinzento da mesma forma, excepto que no caso do cabelo louro, o cabelo cinzento é menos perceptível, pelo que parece que o seu aparecimento é retardado.

No entanto, o cabelo ruivo é diferente. Os ruivos tendem a ficar grisalhos mais tarde e, quando aparecem, o cabelo passa por uma progressão de cor: do vermelho para o louro, e do louro para o branco, sem passar pelo cinzento habitual de outras tonalidades, principalmente as mais escuras.

Como se pode prevenir o cabelo grisalho através da dieta?

O aparecimento de cabelo grisalho precoce pode ser parcialmente retardado através da dieta, embora a condição genética determine o seu aparecimento mais cedo ou mais tarde. Não há nada a fazer em relação a isto.

Os nutrientes que impedem o aparecimento precoce do cabelo branco são principalmente ferro, zinco, cobre e vitamina B1, vitamina B2 e vitamina D. Em particular, o zinco e a vitamina B2 são essenciais para o desenvolvimento do cabelo branco. Em particular o zinco e a vitamina D3.

Alimentos como ovos, peixe oleoso, sementes de sésamo e frutos secos contêm nutrientes que promovem um cabelo saudável e previnem o envelhecimento prematuro do cabelo e da pele.

Que remédios ou tratamentos existem para prevenir os cabelos brancos?

Em vez de remédios ou tratamentos para prevenir os cabelos brancos, podemos falar de mudanças de hábitos pouco saudáveis, que têm um impacto no retardamento do aparecimento de cabelos brancos, além de beneficiarem a sua saúde.

Em qualquer caso, a ciência e a cosmética não param de investigar e inovar, e já pode encontrar alguns tratamentos que atrasam o aparecimento do cabelo branco. O que lhe aconselhamos?

  • Deixar de fumar e de beber álcool.
  • Comer uma dieta saudável, introduzindo alimentos tais como os mencionados no ponto anterior.
  • Levar uma vida activa, tanto física como mentalmente.
  • Se sofrer de uma doença da tiróide, consulte o seu médico e tome os tratamentos que ele prescreve. Isto também pode influenciar o aparecimento de cabelo grisalho.

Pinturas capilares masculinas e outras soluções cosméticas

A tintura de cabelo tem sido tradicionalmente associada às mulheres. No entanto, é cada vez mais comum os homens pintarem o cabelo quando os cabelos brancos são abundantes, se isso os tornar desconfortáveis.

Não há problema em pintar o seu cabelo por ser homem! Tem de deixar os preconceitos para trás e, se decidir pintar o cabelo, escolher sempre produtos de qualidade, quer pinte o cabelo em casa ou no cabeleireiro.

Hoje em dia, existem tintas de cabelo de alta qualidade, não agressivas, que conseguem tons muito naturais, ao mesmo tempo que protegem e cuidam do seu cabelo.

Devo pintar o meu cabelo ou deixar o cabelo grisalho?

Claro que não temos resposta para esta pergunta, pois depende exclusivamente da sua decisão pessoal. Se é afectado pelo cabelo grisalho e isso o faz sentir-se mais velho, deve saber que hoje em dia existem todos os tipos de tintas de cabelo e tratamentos cosméticos disponíveis para os homens.

A propósito, o cabelo grisalho tornou-se moda e cada vez mais homens, e mulheres, escolhem usar o seu cabelo grisalho com orgulho.

Embora se diga frequentemente que o cabelo grisalho no homem é atraente, não passa de um cliché do passado, que não deveria ter influência no homem moderno, enérgico e moderno durante muito mais tempo do que no passado. Em suma, não se deixe influenciar e faça o que lhe apetece fazer!

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…