O meu bebé
mibblogo

10 dicas para uma higiene íntima masculina adequada

17 novembro 2022

Alguma vez se interrogou se segue uma higiene genital adequada? Alguns homens não lavam devidamente a sua área íntima, o que pode levar a problemas de saúde e também piorar o sexo. Tome nota de 10 dicas a seguir!

Devido à ignorância, falta de informação ou falta de interesse, alguns homens não lavam devidamente a sua área íntima, e isto pode levar a muitos problemas. Desconforto e infecções, mas também maus cheiros e, consequentemente, problemas na esfera sexual são alguns dos problemas mais comuns causados por uma higiene genital inadequada.

Deve saber que a região genital masculina é, devido à sua configuração e função, uma área do corpo que é propensa a infecções. A expulsão de urina e sémen pode encorajar isto, mas a pele da zona é também muito sensível ao atrito, e é também uma zona do corpo onde o suor se acumula, o que pode facilitar a proliferação de bactérias e fungos se não for lavado diariamente.

higiene intima duche

É por isso muito importante manter uma higiene íntima adequada para os homens, tanto diariamente como em momentos específicos do dia: quando está mais quente, como no Verão, depois do desporto, depois do sexo, etc. Aqui estão algumas dicas práticas para uma higiene perfeita nesta área!

10 dicas para uma higiene íntima masculina adequada

1. O sabão deve limpar todas as áreas do pénis

No duche, é importante lavar correctamente os genitais todos os dias, com sabão e muita água, concentrando-se nas áreas mais difíceis, as partes cobertas pelo prepúcio. Por outras palavras, não é suficiente limpar a superfície do pénis, mas é necessário retrair o prepúcio para que o sabão e a água também possam trabalhar na zona da glande. Ao fazer movimentos suaves na área, será capaz de espalhar o sabão por todos os recantos e recantos.

2. É melhor optar por um sabão neutro

A fim de evitar irritações desnecessárias numa zona do corpo com pele muito sensível, é aconselhável utilizar um sabonete neutro. Depois de limpar bem os órgãos sexuais, lembre-se de enxaguar com bastante água.

3. Não se esqueça dos testículos e das zonas da virilha.

É importante prestar atenção a todas as partes da área íntima. Não se esqueça de limpar os testículos e prestar muita atenção também às zonas da virilha, pois o excesso de humidade ou suor é o ambiente ideal para o crescimento de fungos e bactérias.

higiene intima toalha

4. Secar bem toda a área com uma toalha.

Depois de tomar banho, é importante secar bem a área íntima com uma toalha, de preferência uma que se utilize apenas para este fim. Ao secar bem a área, evita-se deixar áreas húmidas onde as bactérias possam proliferar.

5. Lave sempre o seu pénis após urinar e ter sexo.

Cada vez que urina, deve limpar bem o seu pénis para remover quaisquer bactérias. O mesmo se aplica depois de ter feito sexo, e deve limpar novamente a área para evitar a acumulação de sémen e bactérias do seu parceiro.

6. Evite desodorizantes e perfumes nesta área delicada.

Não se deixe levar pela publicidade, e evite desodorizantes, sabonetes, perfumes e outros produtos nesta área delicada do corpo, pois podem causar comichão ou irritação.

7. Escolher roupa interior solta, de algodão

Ao escolher a roupa interior, é aconselhável optar por roupa interior solta, de preferência de algodão para ajudar a transpiração a evaporar. Lembre-se de mudar a sua roupa interior todos os dias.

8. Não se depilar demasiado

Embora muitos homens removam os seus pêlos púbicos por razões estéticas, deve saber que o pêlo nesta área tem uma função protectora natural. É por isso que é importante que, se quiser fazer a barba, o faça sem fazer a barba em excesso, encontrando um meio-termo, de modo a não remover completamente esta barreira protectora.

9. Mais calor, mais higiene

Lembre-se de intensificar a sua higiene íntima durante os períodos mais quentes do ano, como no Verão, ou após as actividades desportivas, pois é bom remover o excesso de suor da área.

10. Se sentir comichão ou irritação, há cremes específicos disponíveis.

Mas o que deve fazer se sentir comichão e irritação apesar da lavagem diária? Neste caso, deve saber que existem cremes específicos disponíveis nas farmácias para acalmar estes sintomas. Estes produtos têm uma função restauradora para combater a irritação ou prurido na área.

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…