Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Mulher atual
- Alimentação saudável
- 6 alimentos que causam retenção de líquidos
6 alimentos que causam retenção de líquidos

Retém o líquido facilmente e não sabe o que o está a causar? A dieta desempenha um papel muito importante, então porque não eliminar estes seis alimentos da sua dieta? Verá a rapidez com que perderá peso.
A retenção de líquidos é a consequência da acumulação de água nos tecidos do nosso corpo, que ocorre quando existe um desequilíbrio entre as forças que regulam a passagem de líquidos de uma zona para outra. O problema surge quando o corpo é incapaz de eliminar todo o líquido necessário para manter este equilíbrio e, como resultado, ocorre a retenção de líquidos. O excesso de sódio na dieta e a má circulação, frequentemente causados por estilos de vida sedentários, ou mesmo pela falta de ferro, entre outras razões, são dois dos principais factores que podem acentuar a retenção de líquidos no corpo. Por outro lado, um desequilíbrio hormonal pode também ser uma das causas.
Como sabe se tem tendência para reter líquidos?
Se a retenção de líquidos de que sofre for evidente, será fácil de detectar pelo aumento de peso e inchaço em certas partes do corpo, tais como as pernas. Se, por outro lado, tiver uma tendência para reter líquido, o que ainda não é muito óbvio, e não tiver a certeza se realmente é esse o caso, tente o seguinte: pressione na pele das suas pernas. Se houver uma pequena reentrância e esta permanecer por algum tempo, isto é um sinal de retenção de líquidos.
Para evitar a retenção de líquidos, deve seguir uma dieta pobre em sódio, comendo certos alimentos que lhe permitem perder os líquidos acumulados. Por outro lado, é importante eliminar da sua dieta certos produtos que promovem a retenção de líquidos e o fazem sentir-se inchado. Tente eliminar estes seis alimentos da sua dieta.
1. O álcool
O consumo de álcool produz retenção de líquidos, já que é muito rico em açúcares e se dilui com dificuldade. Certamente, se não se abusa do álcool, o aumento de peso por te retenção de líquidos é temporal e concentra-se na zona dos pés, tornozelos e pernas. No entanto, deve evitar consumi-lo diáriamente, mesmo que se trate simplesmente de um copo de vinho, especialmente se padece de uma retenção acentuada e precisa de perder peso. É muito melhor beber água que, contrariamente ao que muita gente pensa, não causa retenção. Aliás, a água ajuda a combater o problema.
2. O açúcar refinado
Com o açúcar acontece algo parecido ao que acontece com o sal, se o consumo for excessivo provoca uma grande retenção de água no organismo. Se ingere demasiado açúcar, o corpo pode ter problemas para eliminar o sodio do organismo, o que provoca retenção de líquidos. Aconselha-se a redução o consumo de açúcar, como condimento ou como ingrediente de um determinado prato. Se optar por usar açúcar, tente usar açúcar amarelo ou mesmo mascavado.
3. O adoçante
Valerá a pena substituir os adoçantes naturais como o açúcar e o mel, por adoçantes artificiais, como a sacarina? A verdade é que não. Los adoçantes artificiais são uma fonte de sódio, quer dizer, que contribuem com grandes quantidades de sal ao organismo, o que favorece a retenção de líquidos. Por tanto, si consome adoçantes artificiais y tem problemas de retenção, optar pela sacarina para reduzir volume não é uma boa ideia. O melhor é utilizar açúcar amarelo ou mel como condimento. Está claro que em doses moderadas, sem abusar. Também pode provar a Stevia, um adoçantes natural de origem vegetal.
4. Os enchidos
Estes alimentos, tão ricos e saborosos, são inimigos de uma dieta saudável. Os enchidos contêm altas quantidades de sal, que é o causador de que o organismo não seja capaz de eliminar adequadamente as toxinas e os líquidos. Mas , além de tudo, os enchidos sao muito ricos em gorduras saturadas. Se quer perder peso e manter uma dieta equilibrada, deverá eliminá-los por completo da sua alimentação.
5. A farinha
A farinha e os hidratos de carbono em geral provocam um aumento da retenção de água no organismo. Segundo alguns especialistas, os hidratos de carbono provocam que os rins acumulem sal em vez de o expelir. Quando se aumenta o sal no corpo, a quantidade de água também deve aumentar para manter a proporção de sal no organismo. Para evitar-lo, deve-se reduzir o seu consumo. O que não quer dizer que tenhamos que eliminar a massa, o arroz ou o pão da nossa dieta. Simplesmente, deve moderar-se o seu consumo e evitar ingerir farinhas processadas.
6. O sal
O sal é o elemento rei que se deve eliminar da dieta se padece de retenção de líquidos, já que aporta uma grande quantidade de sódio, o que dificulta a eliminação de líquidos. O aconselhável é elimina-lo da dieta por completo já que não é de todo necessário, como condimento, ao organismo. A maioria dos alimentos que consumimos ja levam sal naturalmente. Os seus pratos não têm porque ficar pouco saborosos sem o sal, pode condimentar com outras especiarias, como rosmaninho, oregãos, basílico, pimenta, etc.. Há muitos sabores, aromas ainda por descobrir...experimente!