O meu bebé
mibblogo

Sexo no terceiro trimestre de gravidez: o que precisa de saber

07 dezembro 2022

No terceiro trimestre de gravidez, o tamanho do bebé e da barriga é considerável, e o sexo pode ser desconfortável. Neste momento, pode procurar alternativas à penetração - nós explicamos quais!

As relações sexuais no terceiro trimestre de gravidez podem ser desconfortáveis, devido ao tamanho da barriga e a outros possíveis desconfortos para a mãe.

De acordo com alguns ginecologistas, durante o último mês de gravidez, as contracções uterinas que acompanham o orgasmo podem desencadear os mecanismos do parto e, portanto, aconselham a evitar o sexo.

  • Outros, por outro lado, têm uma visão muito diferente: argumentam que fazer sexo durante as últimas semanas de gravidez pode realmente ser útil para mudar o colo do útero e induzir o parto. Isto deve-se principalmente ao efeito da prostaglandina, uma hormona contida no líquido seminal masculino.
  • Este é um efeito que não deve ser subestimado, especialmente porque frequentemente a falta de contracções ou mesmo a ausência de contracções torna necessário o uso de hormonas para estimular o início do trabalho de parto.

Se o casal decidir ter relações sexuais durante o terceiro trimestre de gravidez, é muito importante ter cuidado com a penetração. Neste caso, é altamente recomendável procurar alternativas, uma vez que a penetração não é necessária para atingir o orgasmo. Os beijos e carícias também são estimulantes.

Sexo no terceiro trimestre: mudanças nas mulheres

  • A fim de deixar espaço suficiente para o bebé, o tamanho do abdómen da futura mãe tornou-se verdadeiramente impressionante. O diafragma sobe e aperta um pouco os pulmões. Isto pode tornar a respiração difícil, especialmente durante o esforço, incluindo as relações sexuais.
  • Além disso, as mulheres têm frequentemente de lidar com dores nas costas, ciática, inchaço das pernas e uma sensação geral de falta de jeito. Todos estes factores reduzem significativamente o desejo sexual.
  • Em algumas mulheres, também pode acontecer que a cabeça da criança ocupe a parte superior da vagina. Durante a penetração, o pénis pode tocar o colo do útero, que é muito mais vascularizado e frágil, causando uma ligeira perda de sangue. Isto geralmente não é grave, mas deve ser levado ao conhecimento do ginecologista imediatamente.
  • Por outro lado, à medida que os últimos meses de gravidez se aproximam, algumas mulheres já não gostam fisicamente de si próprias. O medo de já não ser atraente leva a futura mãe a rejeitar os seus desejos sexuais, ou mesmo a deixar de os sentir.
    Não é fácil ultrapassar certos sentimentos, mas pode ser útil saber que muitos homens desejam ainda mais o corpo transformado da sua mulher grávida. Durante este tempo, além de se sentirem fisicamente atraídos por ela, sentem uma nova ternura e uma espécie de cumplicidade.

Sexo no terceiro trimestre: os medos do pai

  • Durante o terceiro trimestre, as coisas também se tornam mais complicadas do ponto de vista masculino. O futuro pai terá mais medo do que nunca de magoar a criança durante a relação sexual.
  • Terá também de lidar com o medo da mulher de que ela já não seja atraente.
DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…