Mi bebé y yo

Contrações no primeiro trimestre

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

O que fazer se as contrações aparecerem no primeiro trimestre da gravidez? Quando é que se deve consultar um especialista e quando é que não é necessário?

Em geral, as contrações uterinas são um fenómeno fisiológico que se deve a uma contractilidade involuntária das células musculares do útero que se contrai e se relaxa de forma alternada. São provocadas por uma hormona produzida pela hipófise, a oxitocina, que está ativa durante toda a gravidez, mas que aumenta de forma especial no momento da dilatação, quando as contrações se intensificam para permitir a contração e dilatação do colo do útero. O mesmo acontece durante o pós-parto, quando são fundamentais para reduzir as perdas de sangue durante a expulsão da placenta e favorecer a recuperação do útero do seu tamanho anterior à gravidez.

Contrações no primeiro trimestre

Nas primeiras semanas de gravidez as contrações podem ser consideradas fisiológicas sempre e quando se manifestarem de forma leve e esporádica. O útero começa a expandir-se para acolher o embrião e as estruturas musculares distendem-se, como um elástico, para deixar espaço para uma nova vida.

Neste período as contrações podem produzir-se de forma especial nos dias em que teria tido a menstruação (de facto, podem até acontecer algumas perdas de sangue), ou também como consequência de um esforço físico.

Se se tornarem incomodativas, semelhantes a uma dor menstrual mas mais intensa na zona do baixo ventre e, especialmente, se acontecerem com uma certa frequência e em intervalos regulares, sendo acompanhadas de perdas de sangue mais ou menos abundantes, terá de se ter cuidado. Neste caso as contrações representam um sinal de alarme e indicam a necessidade de se submeter a uma exploração imediatamente.

Também lhe interessa

Contrações no primeiro trimestre Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)