Mi bebé y yo

Fases da gravidez: como se desenvolve o bebé em cada trimestre?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A partir do momento em que a futura mamã começa a tentar engravidar, até à hora do parto, têm lugar diferentes etapas, que abarcam desde os primeiros sintomas de gravidez até ao nascimento do bebé. O Meu Bebé vai contar-lhe os pormenores mais importantes de cada uma das etapas.

Gostava de ter um bebé ou conseguiu engravidar? Parabéns! A partir de agora, vai viver uma série de mudanças, tanto físicas como psicológicas, destinadas a conceder-lhe o papel mais importante da sua vida: o de mamã. Em O Meu Bebé sabemos que nesta nova fase vai precisar de mais informação do que nunca. Por isso, elaborámos este artigo, no qual lhe apresentamos as diferentes etapas pelas quais vai passar durante esta nova aventura, desde os primeiros sintomas de gravidez até ao momento do parto.

(Também lhe interessa: Sintomas de gravidez)

Quais são as diferentes etapas da gravidez?

Se gostava de saber todas as fases que compõem a gravidez… Continue a ler! Em seguida, vamos informá-la de tudo o que precisa de saber para viver uma gestação saudável e segura.

Fases da gravidez: os primeiros sintomas

Se está a tentar engravidar, deve estar muito atenta aos primeiros sinais de gravidez, pois vão dar-lhe muitas pistas sobre o seu estado antes de realizar o teste. Quais são? Os principais sintomas de que alguma coisa mudou dentro de si são um atraso na sua menstruação, especialmente se é regular, unido a uma ligeira sensação de inchaço abdominal e aumento de vontade de fazer xixi. Outros sintomas podem ser o aumento da sua temperatura corporal, sofrer de prisão de ventre ou até um cansaço ou sonolência maior do que o habitual. E se, juntamente com todos os sintomas anteriores, também tem enjoos e vómitos, as probabilidades de estar grávida aumentam.

(Também lhe interessa: Gravidez semana a semana)

 

 

etapas gravidez min

Primeiro trimestre de gravidez

A partir do momento em que a sua gravidez é confirmada já está no primeiro trimestre, que abrange o período da 1ª semana até às 12 semanas de gravidez. Nesta etapa, especialmente se está grávida pela primeira vez, vão surgir a maioria das dúvidas: quando é que deve ir ao ginecologista, quando é que deve realizar a primeira ecografia, que se deve à mudança hormonal que está a viver e até vai começar a calcular a possível data de parto.

Nestas primeiras semanas, é normal sofrer de enjoos e náuseas, ao mesmo tempo que o embrião cresce rapidamente e começa a desenvolver todos os órgãos e tecidos do seu corpo. Ao finalizar esta etapa, ainda é difícil determinar o sexo do bebé, mas já se começam a definir as unhas das suas mãozinhas e pés, e o cérebro continua a desenvolver-se.

(Também lhe interessa: Saúde e Cuidados na gravidez)

Segundo trimestre de gravidez

O segundo trimestre de gravidez inicia-se nas 13 semanas de gravidezo e termina nas 26 Semanas, exatamente no momento em que o bebé se coloca em posição fetal. Nesta fase, já é possível determinar o sexo do seu bebé, e até começar a escolher o nome perfeito do bebé, seja nome de menino ou nome de menina. Os seus sentidos já se começam a desenvolver e, no final do terceiro trimestre, já é possível que o feto (pois deixa de se chamar embrião para passar a ter este nome) ouça a sua voz. Além disso, nesta fase da gravidez, é provável que comece a sentir contrações ocasionais.

Pelo que lhe diz respeito, vai aumentar o seu apetite, assim como o tamanho do seu útero, facto que a pode levar a sentir vários tipos de desconforto na barriga. Por volta do quarto ou quinto mês, vai começar a poder sentir os movimentos do seu bebé dentro de si.

(Também lhe interessa: Segundo trimestre de gravidez)

Terceiro trimestre de gravidez

A reta final da gestação começa nas 27 semanas de gravidez e termina no momento do parto. Esta é a mais segura de todas as etapas da gravidez. É por isso que, nesta etapa, deve começar a preparar tudo o que o seu bebé vai precisar quando nascer, bem como a sua mala para levar ao hospital, e, inclusivamente, a decoração do quarto do bebé.

Entretanto, o bebé vai-se posicionando com a sua cabeça para baixo. Além disso, os seus órgãos já acabaram de se formar, especialmente os pulmões, os quais começam a praticar os seus primeiros movimentos juntamente com o diafragma. O seu bebé já se mexe diariamente, apercebe-se das suas mudanças de humor e até pode sentir quando ele tem soluços.

O enorme tamanho da sua barriguinha de grávida pode trazer-lhe algumas dificuldades associadas, como dificuldades para dormir, os problemas de falta de ar consoante a atividade que esteja a realizar, a vontade constante de ir à casa de banho, o inchaço e a retenção de líquidos,o ardor de estômago, a dor de púbis, etc. Também é o momento de começar a frequentar as aulas de preparação para o parto, bem como combinar com o ginecologista todos os aspetos relacionados com o nascimento.

O parto: a última das 5 etapas da gravidez

Se a sua gravidez chegou ao final, o momento de dar à luz vai dar-se entre as 39 Semanas e as 40 semanas de gravidez, o termo médio de gravidez. Não obstante, se o seu bebé ainda não nasceu, no máximo dentro de duas semanas o parto será provocado. Como tal, esta fase pressupõe o final das diferentes etapas da gravidez e o início de uma nova vida para si: a de mamã.

A duração do parto, a partir da altura do início das contrações até ao nascimento, varia de uma mulher para outra, e até de uma gravidez para outra. Quando a mãe o é pela primeira vez, os seus tecidos são mais resistentes, pelo que é necessário mais tempo e força para que o colo do útero se dilate. Por este motivo, se se trata do primeiro parto, o período de dilatação pode oscilar entre as 12 e as 14 horas. O período de expulsão, aquele no qual o bebé entra no canal de parto, entre uma e duas horas, e um período de expulsão da placenta de 15-30 minutos. Não obstante, se não é o primeiro bebé, o período de dilatação pode reduzir-se a cerca de 6-8 horas; o de expulsão a 30-60 minutos; e o de expulsão da placenta a 10-20 minutos.

O bebé pode pesar, em média, cerca de 3,5 quilogramas. Ou seja, estará entre os 2,6 e os 4 quilos. No que concerne a medidas, pode oscilar entre os 46 e os 56 centímetros com as pernas esticadas.

Este artigo ajudou-a a conhecer um pouco melhor as diferentes fases da gravidez? Lembra-se de cada uma destas etapas da sua gestação? Conte-nos tudo!

Também lhe interessa

Fases da gravidez: como se desenvolve o bebé em cada trimestre? Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (1)

Hoje estou com dez semanas de gravidez e tenho dores no fundo da barriga abaixo do umbigo não sei se devo ir ao hospital