Mi bebé y yo

“Chlamydia trachomatis”: sintomas e tratamento

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

A “Chlamydia trachomatis”, mais conhecida por clamídia, é a infeção bacteriana por transmissão sexual mais difundida entre a população feminina. Explicamos-lhe como influencia a saúde da mulher e a gravidez.

A infeção por clamídia atinge entre 2 e 3% das mulheres, embora este valor deva ser mais elevado dado que, na maior parte dos casos (70 – 80%), não se diagnostica já que é assintomática.

A clamídia é uma doença de transmissão sexual que se transmite quando se pratica sexo oral, vaginal ou anal. As bactérias alojam-se em diferentes partes do corpo e a grávida pode ser contagiada. Além disso, a mãe pode transmitir a clamídia ao seu bebé durante o parto.

Clamídia na gravidez

A infeção por clamídia pode tratar-se durante a gravidez sem riscos, embora aumente o risco de aborto espontâneo, inflamação das membranas e rotura da bolsa amniótica antes do termo. O bebé pode infetar-se ao passar pelo canal de parto e contrair uma conjuntivite ou uma pulmonia.

(Também lhe interessa: Aborto espontâneo: conheça as suas causas)

Por isso, o instrumento de prevenção principal para todas as infeções de transmissão sexual é o preservativo. Além disso, aconselha-se a realização de análises médicas anuais.

Para o seu diagnóstico usa-se um tampão cervical ou uma análise de sangue. Muitos ginecologistas recomendam que se faça um tampão cervical pala detetar a clamídia no início da gravidez.

(Também lhe interessa: Dicas para engravidar)

Tratamento da clamídia

O tratamento da “Chlamydia trachomatis” é muito importante pois, se não se tratar o mais cedo possível com antibióticos, pode espalhar-se para as vias genitais superiores e provocar uma doença inflamatória pélvica que pode afetar de forma permanente a fertilidade da mulher.

(Também lhe interessa: Teste de O’Sullivan: controlo da diabetes gestacional)

Também lhe interessa

Clamídia: sintomas e tratamento | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)