O meu bebé
mibblogo

A posição sexual 'estilo cãozinho', pode ser perigosa na gravidez

14 setembro 2022

A ginecologista Mariana Scombatti diz que a posição sexual 'estilo cãozinho' pode ser perigosa durante a gravidez, uma vez que o tecido vaginal é muito mais sensível e pode causar hemorragias.

Quando uma mulher engravida, pode continuar a ser sexualmente activa, a menos que o seu médico lhe diga o contrário. Na verdade, há muitos benefícios para o sexo durante a gravidez. No entanto, algumas posições sexuais são mais agressivas do que outras e devem, portanto, ser evitadas ou executadas com especial cuidado.

A ginecologista Mariana Scombatti Filipe, especialista em ginecologia e obstetrícia do Hospital de las Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista no Brasil (UNESP), explica em declarações a vários meios de comunicação que, embora todas as posições sexuais possam estar relacionadas com hemorragias vaginais na gravidez, há uma que está especialmente contra-indicada por causa do perigo que pode ter em causar hemorragias: a posição conhecida como "o estilo cãozinho".

Esta posição sexual, caracterizada pela mulher deitada de bruços ou deitada de joelhos enquanto o homem a penetra por trás, é mais agressiva do que outras e pode causar hemorragia, o que pode pôr em risco a gravidez.

postura caozinho simulacao

A posição 'estilo cãozinho' comporta um risco extra

A ginecologista explica que durante a gravidez o tecido vaginal local é muito mais delicado e vascularizado, pelo que qualquer posição sexual deve ser feita com muito cuidado, uma vez que o risco de sofrer uma pequena lesão, e com ela sangrar, aumenta.

Esta possibilidade é aumentada com a posição 'estilo cãozinho', que tem um risco extra. Esta posição encoraja os movimentos do pénis a formar uma acumulação de ar na vagina, o que pode causar trauma no canal vaginal, o que pode então causar hemorragia.

Embora nem sempre seja perigoso, é aconselhável evitar sangrar durante a gravidez, se possível, quer esteja grávida de muito poucas ou muitas semanas, uma vez que a perda de sangue pode levar a complicações e, em muitos casos, requer repouso absoluto por parte da futura mãe.

Sexualmente, é melhor optar por posições menos agressivas que não representem um risco nem para o bebé nem para a mãe. Há muitas opções e os benefícios de ter relações sexuais em cada trimestre de gravidez são surpreendentes, podendo mesmo ajudar a mãe a recuperar muito mais rapidamente do parto, sofrendo menos dores.

DIRETORA EDITORIAL EM O MEU BEBÉ. Especialista em temas de gravidez, p(m)aternidade, bebés e crianças, e coordenadora da nossa Agenda de Crescimento

Também lhe interessa…