Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Engravidar
- Quero ter um filho
- Vitamina E e fertilidade
Vitamina E e fertilidade

A vitamina E está considerada como a “vitamina da fertilidade”. Se quer engravidar, deve saber que ter níveis baixos desta vitamina no organismo pode diminuir a fertilidade. Tome nota dos alimentos que a possuem!
A vitamina E é muito importante para o bom funcionamento do sistema hormonal e do aparelho reprodutor, ajuda a prevenir doenças, ativa a circulação e acelera a cicatrização. Além disso, a vitamina E é um antioxidante, o que significa que protege o tecido corporal dos estragos causados pelos denominados radicais livres.
Portanto, se quer engravidar e já faz algum tempo que, junto com o seu companheiro, o vem tentando, deve saber que a carência de vitamina E nas mulheres pode causar alterações nos ciclos menstruais e aumentar o risco de aborto. Por outro lado, no homem, a ausência de vitamina E diminui a mobilidade dos espermatozoides. Em suma, ter os níveis desta vitamina baixos pode diminuir a fertilidade e, por isso, dificultar a gravidez.
(Também lhe interessa: Como calcular o IMC?)
Que alimentos contêm vitamina E?
• As sementes de girassol. Ideal como guarnição para saladas e sopas, as sementes de girassol proporcionam 36,6mg de vitamina E
• A paprica e o chili vermelho. A pimenta, quer seja de tipo doce, como o pimentão, ou picante como o chili em pó de cor vermelha, proporciona uma excelente quantidade de vitamina E.
• As amêndoas. As amêndoas, quer consumidas cruas, quer como leite ou manteiga, contêm muita vitamina E, valiosa para o seu organismo.
• Os pinhões. Proporcionam cerca de 9,3mg de vitamina E, tanto crus (como guarnição em saladas e sobremesas), como em molhos, como o pesto.
• Os amendoins. Muito comuns em forma de manteiga, mas também habituais como aperitivos ou guarnição de saladas, os amendoins são muito ricos em vitamina E.
• O manjericão e os orégãos. As ervas secas e aromáticas que se utilizam para dar mais sabor aos pratos são uma forma excelente de consumir vitamina E. Além destas, também são ricos nesta vitamina a sálvia, o tomilho, a salsa e os cominhos.
• Os alperces secos. Consumidos como sobremesa ou ao lanche, os alperces secos podem ser uma boa guarnição para saladas de frutas ou vegetais.
• As azeitonas verdes. Têm inúmeros usos culinários, pelo que se podem adicionar a imensos pratos.
• Os espinafres cozidos. São muito saudáveis, contêm bastantes vitaminas e minerais e são ricos em vitamina E.
A vitamina E e a gravidez
A vitamina E também é muito benéfica durante a gravidez, já que tem um impacto positivo no sistema nervoso, ajudar a aumentar ao desenvolvimento neurológico do bebé e fortalece a futura mãe contra as infeções. De facto, um estudo realizado no College of Public Health and Human Sciences, da Universidade do Oregon (Estados Unidos), afirma que a vitamina E é fundamental para o desenvolvimento do feto e durante os primeiros meses do bebé. Segundo este estudo, consumir pouca vitamina E pode contribuir para um aumento das infeções, asma e atraso do crescimento nas crianças.