Mi bebé y yo

É possível engravidar com o período?

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

É uma das dúvidas mais frequentes que assaltam as mulheres que procuram a gravidez ou que a querem evitar. A maioria das pessoas acredita que a mulher não pode ficar grávida se está a menstruar. Mas será que é mesmo assim? Respondemos às suas dúvidas!

Teoricamente, no clássico ciclo menstrual de 28 dias, teremos, sucessivamente, os primeiros dias do ciclo, a ovulação (aproximadamente ao décimo quarto dia) e depois de novo a menstruação, cerca de 28 dias depois da anterior. Neste ciclo, o período mais fértil encontra-se entre o décimo e o décimo quarto dia. Durante os restantes dias (do primeiro ao nono e do décimo sétimo ao vigésimo oitavo), não haveria risco de conceber, nem de engravidar com o período. Mas neste terreno não existe uma certeza absoluta!

De facto, seguindo este raciocínio, chamado de método de Ogino, ficaram grávidas inúmeras mulheres em todo o mundo. Acontece que o corpo humano é muito variável e os ciclos menstruais não são todos iguais (podem ser mais longos ou mais curtos), pelo que os nossos períodos de ovulação podem adiantar-se ou atrasar-se.

(Também lhe interessa: Ciclo menstrual: o que é a fase lútea)

Engravidar com o período, antes e depois

Em ciclos menstruais curtos, a ovulação pode dar-se até cinco dias depois da menstruação e, dado que os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias, pode engravidaer com o período e também quando este acaba.

Mas também pode ficar grávida antes do período, pois em ciclos menstruais irregulares, a ovulação poderia acontecer alguns dias antes da menstruação, pelo que também se pode engravidar antes do período, cerca de dois ou três dias antes.

(Também lhe interessa: O que é e que funções tem a hormona da gravidez)

Falsa menstruação e gravidez

O sangramento durante a gravidez não deveria alarmar as futuras mamãs, sempre que não seja acompanhado de outros sintomas ou incómodos. Esta falsa menstruação na gravidez ou pequenas perdas hemáticas podem identificar-se como o sangramento de implantação do embrião ou resíduos hemáticos no útero.

As falsas menstruações na gravidez também podem ser sintomas de pólipos no interior do canal cervical ou da rutura de varizes e vasos sanguíneos no interior do aparelho reprodutor feminino.

Quando os sangramentos na gravidez são persistentes e abundantes, ou são acompanhados de cãibras, é urgente consultar o médico.

(Também lhe interessa: Temperatura basal: como medir?)

Também lhe interessa

É possível engravidar com o periodo? | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)