Também lhe interessa…
- O Meu Bebé
- Doenças
- Doenças de crianças
- Herpes labial nas crianças: causas e tratamentos
Herpes labial nas crianças: causas e tratamentos

Chama-se Herpes simplex tipo1 e trata-se do vírus responsável pela “ferida” no lábio. Vamos conhecer as suas causas e tratamentos.
O Herpes Simplex tipo 1 provoca um mal-estar bastante típico em crianças e adultos, no caso das crianças é mais difícil de prevenir dado o seu modo de brincar e de se relacionar com os outros.
Causas de herpes labial nas crianças
Uma redução do sistema imunológico, stress, mudanças hormonais ou exposição a temperaturas elevadas, são algumas das causas mais comuns responsáveis pelo aparecimento do herpes labial.
(Também lhe interessa: Golpe de calor nas crianças)
Sintomas do herpes labial nas crianças
- A princípio, a criança sente comichão, ardência e sensação de formigueiro ou adormecimento da zona do lábio.
- Quase imediatamente, aparecem as tão características vesículas.
- Depois de 5-7 dias, as vesículas abrem, secam e são substituídas por pequenas crostas de cor castanha amarelada, que mais tarde se desprendem por si só, sem deixar qualquer cicatriz.
Tratamento do herpes labial nas crianças
Deve aplicar-se uma pomada ou um creme antiviral específico sobre as vesículas e no mínimo 4 a 5 vezes por dia.
Prevenção do herpes labial nas crianças
- A criança deve ser exposta ao sol gradualmente, proteja-a com um creme solar, já que a exposição solar pode favorecer o aparecimento desta afeção cutânea.
- Se em casa há um irmão mais novo, de modo a evitar o contágio, devem ser respeitadas algumas normas de higiene, como por exemplo: evitar que as crianças utilizem o mesmo copo, guardanapo ou toalha, até que as vesículas se transformem em crostas.
- As mãos da criança devem ser lavadas várias vezes por dia para impedir que a infeção se estenda à cara e, especialmente, aos olhos. Nos mais pequenos pode gerar uma ceratoconjuntivite e causar danos à visão.
(Também lhe interessa: Conjuntivite nas crianças)
(Também lhe interessa: Doenças nas crianças)