Mi bebé y yo

Olho preguiçoso em crianças ou ambliopia: o que é, sintomas e tratamento

( 0 votos) load
facebook twitter whatsapp

Este transtorno consiste na perda parcial da visão de um olho e não se pode corrigir através do uso de óculos. Explicamos-lhe como detetar o olho preguiçoso ou a ambliopia.

A ambliopia é um transtorno da visão  também conhecido como “olho preguiçoso” que consiste na perda parcial da visão de um olho que não pode ser corrigida através do uso de óculos.

Acontece quando existem problemas que não permitem que ambos os olhos vejam da mesma forma. Um dos mais frequentes destes problemas é o estrabismo.

A ambliopia estrábica é um caso de cegueira funcional. Quando um olho está desviado e o cérebro não pode fundir as duas imagens localizadas em zonas diferentes, produz-se um fenómeno conhecido como “visão dupla”. Para resolver este problema, o cérebro suprime a imagem de um dos dois olhos. Em consequência, o olho afetado vai deixando de trabalhar, pelo que vai perdendo progressivamente a sua capacidade de visão.

Outras causas da ambliopia ou olho preguiçoso em crianças são a anisometropia (diferente graduação de um olho em relação ao outro), que acaba por afetar o desenvolvimento do olho como menor capacidade visual, ou a presença de uma doença congénita que impede o correto desenvolvimento da visão da criança durante os primeiros anos de vida como é o exemplo das cataratas.

Sintomas do olho preguiçoso ou ambliopia em crianças

Os sintomas de olho preguiçoso em crianças são os seguintes:

  • Umas das manifestações mais visíveis é o desvio do olho, próprio do estrabismo.
  • As crianças com este problema também costumam apresentar uma mancha branca na pupila.
  • Outro dos sintomas característicos do olho preguiçoso em crianças é a fotofobia (sensibilidade excessiva à luz)

(Também lhe interessa: Conjuntivites na criança: infecciosas e alérgicas)

Tratamento do olho preguiçoso em crianças ou ambliopia

  • O tratamento precoce é fundamental. Se o diagnóstico e tratamento da ambliopia não se realizarem nos primeiros três anos de vida da criança, a deterioração visual será irreversível.
  • O método mais utilizado para corrigir o olho preguiçoso em crianças é o de tapar com uma pala o olho saudável de modo a estimular a visão do olho afetado.
  • O tratamento de correção irá variar em função do grau de ambliopia que a criança tiver.
  • A criança deverá ser seguida com consultas periódicas até aos doze anos, de modo a estudar a evolução do olho amblíope.

(Também lhe interessa: Miopia infantil: como detetar e travar)

 

Também lhe interessa

Olho preguiçoso ou ambliopia | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)