scorecardresearch
Siga-nos
Mi bebé y yo
Doenças
Doenças

Esquisar doenças por inicial

a b c d e f g h i l m n o p q r s t u v

Miopia infantil: como detetar e travar

facebook twitter whatsapp

As crianças que sofrem de miopia captam bem os objetos próximos, mas vêm as imagens distantes turvas. Explicamos como detetar e quais os tratamentos mais adequados no caso de o seu filho ser míope.

As crianças com miopia vêm bem os objetos próximos, mas de forma turva os que estão mais afastados. Porque se produz este transtorno da visão, como detetá-lo e quais os tratamentos adequados?

 

Diagnóstico da miopia

- A miopia dá-se porque o globo ocular é demasiado grande, ou então porque o cristalino (a lente que se situa no olho) tem uma distância focal demasiado curta.

- A miopia pode ser hereditária, transmitida de pais para filhos, ou pode desenvolver-se mais tarde, geralmente na época escolar.

- Trata-se de um dos distúrbios oculares mais diretamente relacionado com o insucesso escolar.

Como detetar a miopia

- As crianças míopes costumam revirar os olhos para focar melhor. Também é frequente aproximarem excessivamente os olhos do caderno ou do livro ou sentarem-se demasiado próximos da televisão.

- Nestas crianças, também é normal terem dores de cabeça frequentes e uma sensação geral de fadiga.

(Também lhe interessa: Gastroenterite nas crianças)

- Além disso, as crianças com miopia costumam ser mais tímidas e distraídas, não gostam de desporto e preferem atividades como a leitura, a pintura ou os trabalhos manuais.

 

Tratamento da miopia

- Se a miopia não for detetada e corrigida a tempo, a criança poderá vir a ter sérios problemas educacionais e emocionais.

- Os problemas de focalização conseguem ser resolvidos com o uso de óculos.

- Para os mais pequenos, existem óculos especiais com armações de borracha e lentes inquebráveis, de modo a que a criança não se magoe se cair.

(Também lhe interessa: Doenças infantis)




Também lhe interessa

Miopia infantil: como detetar e travar | O Meu Bebé Qual é a sua opinião?

Tem que se registrar para poder escrever um comentáro ou votar. Pode registrar-se aqui ou, se já tem conta, pode entrar.
ACEDER Á SUA CONTA
Memorizar-me
Entrar
REGISTAR-ME
JUNTE-SE À COMUNIDADE O MEU BEBÉ
REGISTE-SE GRÁTIS

Comentários (0)

Registro