Dor de joelhos nas crianças: a que é que se deve e o que fazer

A criança queixa-se de dores musculares, sobretudo nos joelhos, ainda que não tenha praticado nenhuma atividade física intensa durante o dia. Explicamos-lhe a que se deve e o que pode fazer.
No geral as dores manifestam-se de noite, durante o sono. Duram apenas alguns minutos mas são tão intensas que podem acordar a criança. No entanto, com uma ligeira massagem, desaparecem rapidamente.
(Também lhe interessa: Aftas nas crianças)
Causas da dor de joelhos nas crianças
A criança poderia sofrer as chamadas “dores de crescimento”, um transtorno completamente benigno que não deve ser motivo de preocupação. Afeta a muitas crianças, principalmente, entre os quatro e os doze anos, um período no qual o crescimento é muito rápido e intenso.
As causas e processos responsáveis pelas dores de crescimento são ainda desconhecidas, porém, não está excluída a teoria de que dependem do desenvolvimento dos tecidos das articulações (como por exemplo, o joelho), que, através dos tendões e ligamentos, regulam os movimentos dos músculos. O seu crescimento é um processo totalmente natural, mas pode realmente afetar as fibras musculares, esticando-as e provocando a dor.
Tratamento da dor de joelhos infantil
Não há motivo para alarme. Uma simples massagem durante alguns minutos nas zonas doloridas, é suficiente. Em primeiro lugar espalhe nas mãos um pouco de óleo para bebé, para que possam deslizar mais facilmente sobre a pele. Depois, faça uma massagem na zona afetada, como se amassasse, e alterne com leves carícias. Não é necessário massajar as articulações, já que a dor apenas é determinada pela contratura muscular, uma vez eliminada, o incómodo desaparece imediatamente.
(Também lhe interessa: Doenças de crianças)